O Estado do Rio Grande do Norte sofre, pelo 2° dia seguido, ataques de criminosos em várias cidades.
De acordo com a Polícia Militar, uma facção organizada é quem está por trás dos crimes de depredações a prédios públicos, comércios e veículos.
No último balanço da PM, 28 pessoas já foram presas, 1 pessoa morreu em confronto policial e 2 funcionários do transporte público ficaram feridos em, ao menos, 29 cidades.
A governadora do estado, Fátima Bezerra (PT), já assegurou que está trabalhando juntamente com as Forças Nacionais para combater os criminosos.
Até o momento, pelo menos 170 agentes militares já se deslocaram para reforçar o policiamento, além de 30 policiais do sistema prisional para reforçar a segurança da Penitenciária Federal de Mossoró.
Os crimes têm se concentrado em Natal.
Força Nacional
Cerca de 100 agentes da Força Nacional já estão no Rio Grande do Norte para auxiliar as forças locais de segurança pública no combate aos ataques.
Os agentes chegaram na madrugada desta 4ª feira (15) em 2 aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Parnamirim, em Natal.
A expectativa é de que outros 100 agentes venham a reforçar a equipe nas próximas horas.
Destes, 30 são do sistema prisional e ficarão encarregados de reforçar os serviços na Penitenciária Federal em Mossoró, de onde estariam partindo as ordens para os ataques.
A tropa foi disponibilizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Depredação
O transporte público havia voltado a circular na capital, mas foi recolhido novamente por volta das 11h após um ônibus ser incediado no Planalto, Zona Oeste.
4 ônibus de turismo, que estavam na garagem de uma empresa, foram incediados e destruídos.
Estima-se que o prejuízo seja de aproximadamente R$ 500 mil.
Uma loja de motos na avenida Nevaldo Rocha, uma das principais vias da cidade, teve sua porta de vidro quebrada e foi atingida com um coquetel molotov.
Um carro particular foi incediado após os criminosos abordarem o motorista a parar e a descer de seu carro.
Em São Tomé, 2 ônibus escolares foram incendiados.
No município de Tibau do Sul, criminosos atiraram contra a base policial e tentaram incendiar o local, próximo à praia de Pipa.
Na cidade de Riachuelo, criminosos tentaram atear fogo em um prédio no prédio do conselho tutelar, mas os policiais interviram a ação.
Pelo menos 3 ônibus de transporte públicos foram incendiados na Grande Natal.
Em Currais Novos, a van do cantor Jhonny Cortez, ex-cantor da banda Limão com Mel, foi parcialmente incendiada na madrugada. Os bombeiros foram acionados e apagaram a chama.
No município de Pureza, bandidos atearam fogo em um ônibus escolar.
Além do sistema de transporte público, a prefeitura de Natal também suspendeu atendimento em unidades básicas de saúde e em escolas da rede municipal.
As universidades também suspenderam suas aulas após a sucessão de ataques.
O município de Mossoró e a capital suspenderam o sistema de coleta de lixo.
Motivação
Quando as ações começaram na 3ª feira, 14, a polícia suspeitava que a onda de crimes seria uma retaliação a uma recente apreensão de drogas e armas de um grupo criminoso.
Posteriormente, acreditam que se trata de protestos de facção criminosa as condições insalubres que os penitenciários do Estado do RN passam.
O governo estadual diz que tem empenhado esforços na investigação dos casos e que presos ligados à facção devem ser transferidos.
Discussão sobre isso post