A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida recebeu aval do Ministério da Saúde para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu dentro da grade curricular da Escola Municipal de Saúde Pública (EMSP).
Aparecida foi a única autorizada no Estado de Goiás. No país, foram apenas 18.
A escolha se deu por conta da participação da Escola Municipal de Saúde Pública em um projeto do Governo Federal.
Inicialmente, um diagnóstico foi realizado nos sites da secretarias estaduais e municipais de Saúde de todo o país, onde foram identificadas as características organizacionais, gerenciais e pedagógicas das Escolas de Saúde, mapeando quais eram as principais necessidades de apoio institucional.
Na sequência, um relatório apontou as alterações necessárias para tornar o serviço mais transparente.
“Este é mais um passo importante para Aparecida no âmbito da Educação em Saúde. Ofertar esses cursos de especialização são não apenas um grande avanço, mas também um reconhecimento”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.
Implantação dos cursos
De acordo com a coordenadora da Escola Municipal de Saúde Pública de Aparecida, Ana Valéria Barroso, o cronograma de implantação dos cursos será divulgado a partir de fevereiro de 2020.
As datas serão definidas após visita de uma comitiva formada por representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde e outras instituições integrantes do projeto.
“O primeiro curso de especialização que estamos pensando em desenvolver é o de Avaliação em Saúde, que é aplicado para a área da Vigilância”, afirmou.
Aparecida desenvolve aplicativo para marcação de consultas no SUS
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post