Em meio à expectativa gerada para as primeiras reuniões da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Comurg, vereadores apontaram que o Paço tentou interferir na escolha da composição da comissão.
Parlamentares relataram durante a sessão desta 5ª feira (16) que houve uma tentativa “atabalhoada” para mudar a composição de presidente e relator da CEI.
A confusão se deu porque, aparentemente, houve uma mudança de rumos dentro da base antes da reunião para a escolha de líderes, que ocorreu na 4ª feira.
Houve uma tentativa de eleger Pedro Azulão Jr (PSB) para a presidência da comissão e até mesmo dissuadir a relatoria de Thialu Guiotti (Avante), o que não aconteceu.
Escolha na CEI da Comurg
O presidente escolhido foi o autor da proposição da CEI, Ronilson Reis (PMB), o vice foi Welton Lemos (Podemos) e o relator escolhido foi Thialu.
De acordo com o presidente da Comissão, a tentativa da base foi em colocar membros que eram “100% da base”, interferindo no trabalho legislativo.
“Mesmo após a tentativa, os vereadores entenderam que a Câmara não tem que ter interferência. A prova foi minha eleição, mesmo sendo um nome independente”, explicou Ronilson em entrevista coletiva.
Ação foi criticada pela base
A tentativa frustrada também foi relatada por Thialu durante a sessão.
Ele afirmou que, mesmo após um acordo da base e até mesmo com o Paço, vereadores tentaram escolher outros nomes para presidente e para relator.
Thialu, que é da base do prefeito, ficou chateado com a tentativa aos 45 do 2º tempo.
“Se o Paço tinha uma objeção de um vereador da base ser o relator, então, talvez não haja um relacionamento de verdade e transparência para comigo”, discursou em tom de cobrança por respeito.
Também da base e anteriormente cotada para integrar a CEI, a vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) respaldou o discurso de Thialu.
Ela disse que a forma como foi tratada a eleição da comissão foi mal articulada para tirar Thialu da relatoria.
“O Paço tentou montar o seu time para ocupar a CEI e não deu muito certo. A seleção que o paço tentou montar ontem e essa articulação atabalhoada demonstrou, claramente, o desespero da Segov [Secretaria de Governo]”, criticou.
Em resposta, o líder do Governo na Câmara Municipal, Anselmo Pereira (MDB), o relato de Thialu será encaminhado ao Executivo “em sua íntegra”.
Ele respaldou a crítica do relator da CEI e disse que é preciso valorizar os vereadores, é preciso uma reflexão.
“É preciso que as forças que atuam nos poderes não sejam tão consideradas, como deveriam ser. As forças deveriam ser convergentes”, concluiu o líder.
LEIA TAMBÉM: Eleito presidente da CEI, Ronilson Reis promete investigação rigorosa da Comurg
Discussão sobre isso post