O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, exonerou nesta quarta-feira (14) Valdemir Souto do cargo em comissão de assessor especial do gabinete do prefeito, após a condenação do ex-superintendente por fraudes cometidas na Superintendência Municipal de Trânsito (SMTA).
Conforme revelado pela Folha Z, Valdemir foi condenado juntamente com outras 4 pessoas, entre elas familiares, por integrar um esquema irregular durante o período em que comandou a SMTA, entre 2010 e 2016.
A exoneração ocorreu no mesmo dia em que Valdemir esteve na Cidade Administrativa. Em recuperação de uma cirurgia, ele foi comunicado pessoalmente da decisão.

Condenação
Na sentença, a Justiça concluiu que os réus atuaram de forma estruturada e contínua, com divisão de tarefas, visando à obtenção de vantagem indevida em contratos firmados com a administração municipal.
Os magistrados apontaram a manipulação de procedimentos administrativos para beneficiar interesses privados, gerando prejuízos ao erário.
As investigações identificaram o uso da empresa GS Transportes e Sinalização Ltda., criada apenas formalmente, para a locação de caminhões que pertenciam ao então gestor da SMTA.
O Ministério Público também constatou que um caminhão alugado à autarquia entre 2010 e 2013 pela sogra de Valdemir passou, posteriormente, a ser novamente locado por meio da empresa, prática considerada irregular e determinante para a condenação.
DEFESA
As defesas dos condenados sustentaram que não houve intenção criminosa e alegaram fragilidade das provas apresentadas.
Argumentaram que a criação da empresa e a participação em licitações não configurariam ilícitos penais.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.




Discussão sobre isso post