O vereador Richard Nixon, do PRTB, propôs um projeto à Prefeitura de Goiânia para que as entradas e saídas dos alunos da rede municipal de ensino seja controlada mediante um sistema eletrônico que registra e comprova a frequência dos alunos.
Pelo projeto, o aluno que não comparecer a escola terá sua falta comprovada pelo sistema eletrônico. Em conseqüência, prevê a proposta de Nixon, a escola enviará uma mensagem ao responsável, pelo celular, informando seu não comparecimento.
Caberá à Secretaria Municipal de Educação, conforme o artigo 5º do projeto, firmar parecerias com OGNs ou empresas privadas para a execução do sistema.
Benefícios
Richard Nixon acredita que sua proposta representa um “importante avanço “ nas políticas de proteção aos jovens estudantes. “São constantes os incidentes com alunos que saem de casa e , durante o percurso de volta ao lar, prefere permanecer na rua, em lan house, casas de jogos, ou até mesmo consumir bebidas alcoólicas. Tudo isso sem o conhecimento dos pais”, argumentou.
Segundo ele, esse sistema trará tranqüilidade às famílias, que serão informadas sobre o paradeiro dos filhos, caso os mesmos não retornem para suas residências.
O vereador citou o projeto Presença, do Ministério da Educação, que pretende utilizar a impressão digital dos alunos aliada ao cartão magnético para garantir a veracidade das frequências atestadas.
Discussão sobre isso post