O vereador Thialu Guiotti, presidente do partido Avante em Goiás, será nomeado relator do projeto que autoriza o Executivo a captar empréstimo de R$ 710 milhões via Banco do Brasil.
Inicialmente, o plano da Prefeitura de Goiânia era indicar o vereador Pedro Azulão Jr. (PSB) para o posto, mas a interferência provocou articulação de resposta dentro da Câmara.
O nome de Ronilson Reis (Solidariedade) também chegou a ser cotado, mas os parlamentares entraram em acordo para que Guiotti assuma a relatoria.
Inicialmente, a apresentação dos 2 nomes fazia parte de uma tentativa do Prefeito Rogério Cruz e do secretário de Governo Jovair Arantes de interferir na escolha da relatoria, o que foi combatido pelos parlamentares.
Acordo
A indicação de Guiotti foi um consenso entre vereadores da Câmara Municipal, que entenderam Thialu como melhor escolha para o posto.
Anteriormente, o parlamentar também ocupou a relatoria da CEI da Comurg.
Com o acordo firmado, a expectativa é de que o líder do Prefeito, vereador Anselmo Pereira, faça a indicação de Azulão e Reis, que, conforme acordado, irão rejeitar a indicação para que e Thialu se confirme no posto.
A partir da indicação, então, conforme apuração da FZ, a 1ª medida de Thiallu como relator do empréstimo de R$ 710 milhões será de convidar os vereadores para uma reunião e discutir ponto a ponto do texto.
Discussão sobre isso post