Vereadores da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia estão se movimentando para formalizar pedido de impeachment contra o prefeito Vilmar Mariano.
A iniciativa é do vereador Leandro da Pamonharia (AGIR), que confirmou à Folha Z que já discutiu o desejo com colegas na casa.
“Estamos levantando argumentação e juntando provas, mas o carro chefe do pedido é o descumprimento da ordem judicial”, explicou Leandro.
O descuprimento referido diz respeito aos embates que Câmara e Prefeitura travaram na última semana, após discussões sobre o duodécimo repassado à Casa.
Parlamentares defendem que Mariano descumpriu ordem judicial ao repassar valor reduzindo, enquanto a o Executivo defende que segue recomendação com base legal para o pagamento.
Além disso, Leandro cita que o grupo está levantando outros problemas da cidade, que, segundo ele, está em “situação crítica”.
“Temos, por exemplo, o problema da construção da Câmara Municipal, que ocorreu na gestão dele”, acrescentou.
Segundo Leandro, há indícios de irregularidades na construção do prédio, que teve obra lançanda enquanto Vilmar era presidente da Câmara.
“Estamos elaborando relatório, conversando com o procurador da Casa e alguns advogados para apresentar a situação”, explicou.
O movimento acontece com anuência do presidente da Câmara, vereador André Fortaleza.
Além de lider da oposição, Fortaleza é o sucessor da Prefeitura, no caso da saída de Mariano.
Apoio
O pedido, segundo Leandro, já teria o apoio de outros vereadores de Aparecida, como Marcelo da Saúde, Zé Filho e Gleison Flávio.
Gleison confirmou o diálogo sobre o tema e afirmou que apoia o pedido de impeachment de Mariano.
“Ele não sabe cumprir o que é lei. Quer passar por cima de tudo como se fosse um trator”, declarou o vereador.
Apesar de apoiar a abertura do pedido, porém, Flávio diz ter receio do avanço do texto, en razão da bancada que a Prefeitura mantém na Câmara.
“Não acredito que seja aprovado, pois ele tem a maioria. Eles temem o que pode acontecer, principalmente de seus funcionários serem exonerados”, pontuou.
Situação
Vereador na base de Vilmar Mariano, Diony Nery declarou à Folha Z ser contra a abertura de pedido de impeachment do prefeito.
O parlamentar afirmou que não sabe de nenhuma movimentação com a intenção, mas garantiu que, se houver, é contra.
“Tenho certeza que nosso prefeito está cumprindo com suas obrigações não há elementos que justifiquem impeachment.”, justificou.
Discussão sobre isso post