Vereadores, secretários e lideranças ouvidas pela reportagem avaliam que o presidente da Câmara de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza (MDB), dá sinais de estar montando um grupo de oposição para 2024.
Membros da sua base de apoio dentro Câmara, que tem pelo menos 10 vereadores, foram registrados fazendo críticas indiretas ao prefeito Vilmar Mariano (Patriota) nos últimos dias.
As mais recentes delas foram feitas por Leandro da Pamonharia (Agir) e Gleison Flávio (MDB).
Conforme mostrou a Folha Z, eles aproveitaram evento com a deputada federal Magda Mofatto em Aparecida na última 5ª (28) para elogiar André e destacar como a sua gestão “melhorou a vida” dos vereadores na cidade.
Leandro e Gleison chegaram a afirmar que os veredores “apanhavam” e tomavam “chicotadas” antes da eleição de Fortaleza à Presidência, ocorrida em 2021.
No período anterior, de 2017 a 2020, o presidente da Casa era justamente o prefeito Vilmar Mariano.
Para fontes do Paço, as críticas veladas ao prefeito demonstram um interesse, ainda que inicial, de formar uma oposição de olho em 2024.
Veja no vídeo:
Ao longo dos últimos dias, aliados de Vilmar fizeram reuniões para avaliar e discutir a postura do presidente da Câmara de Aparecida de Goiânia André Fortaleza.
Integrantes do núcleo duro do prefeito salientaram nos encontros a importância de manter a harmonia com o Legislativo, mas reprovaram algumas atitudes de Fortaleza, que, na leitura do grupo de Vilmar, foram “afrontosas”.
Repercussão entre os vereadores
Ligado a André Fortaleza, o vereador Edinho Carvalho (Agir) afirmou à reportagem que não existe a formação de um grupo de oposição a Vilmar Mariano.
De acordo com ele, há somente uma união de forças “pela cidade”.
Porém, Edinho admitiu que o diálogo com a prefeitura tem sido menos intenso nesse início de mandato.
Sandro Oliveira (Cidadania), por sua vez, afirmou que, embora apoie Magda Mofatto, não pretende fazer oposição a Vilmar Mariano e nunca ouviu ou participou de conversas nesse sentido.
Já Leandro da Pamonharia (Agir) afirmou que não está sendo montada uma oposição, mas que a relação ruim com a atual gestão municipal tem gerado insatisfação entre parte dos vereadores.
“Se esse grupo [de oposição] está se formando, é por conta deles, pela atitude deles”, afirmou.
Futuro de André Fortaleza
De acordo com vereadores próximos, André Fortaleza ainda não revelou quais serão seus passos seguintes.
Oficialmente, ele desistiu da pré-candidatura a deputado federal para apoiar Magda Mofatto, que é da cidade de Caldas Novas.
Resta, ainda, a possibilidade de se candidatar à Assembleia Legislativa.
Porém, mantendo apoio à candidatura de Gustavo Mendanha (Patriota) a governador, André teria dificuldades para ver seu nome aprovado nas convenções partidárias do MDB, que segue com Ronaldo Caiado (UB).
Discussão sobre isso post