Em reunião realizada na manhã de segunda-feira, 1, a Federação Goiana de Futebol (FGF), juntamente com representantes dos clubes, definiu os detalhes do Campeonato Goiano 2015 da Segunda Divisão que começa no dia 21 de fevereiro e finaliza no dia 2 de maio com jogos às terças e sábados. De acordo com o presidente André Pitta, em virtude do Estatuto do Torcedor não houve mudanças e a competição segue o mesmo formato deste ano. “Houve somente uma alteração nos grupos que foram readequados em virtude do acesso e do rebaixamento de 2014. E o regulamento segue o mesmo padrão com sete atletas com idade limitada em 22 anos e a mesma forma de disputa”, afirma.
Os dez times ficaram divididos em dois grupos. O grupo A é composto por América, Anápolis, Itaberaí, Novo Horizonte e Vila Nova enquanto no grupo B ficaram Quirinópolis, Rio Verde, Goiânia, Iporá e Santa Helena. Para a definição dos grupos foi utilizado o critério de regionalização, mantido por oito votos na reunião. Segundo o presidente André Pitta, a regionalização visa o lado financeiro e também a questão técnica.
“Colocar uma equipe para jogar no meio da semana saindo de Ipameri para fazer um jogo em Quirinópolis e no final de semana ele já vem à Goiânia acaba sobrecarregando tecnicamente as equipes com viagens longas, porque são distâncias consideráveis. Por isso nós entendemos que, além de atender as questões financeiras em termos das despesas de viagens, a regionalização diminui o desgaste físico dos atletas, fator que acaba prejudicando a condição técnica”, afirma André Pitta.
O presidente reforçou que a FGF se preocupou em antecipar as definições da divisão de acesso do Goianão para que todos os clubes tenham tempo para planejar suas equipes. Até a sexta-feira, 5, a FGF vai divulgar a tabela e o regulamento da competição.
Informações Gerais:
– Cada Clube terá 18 jogadores por jogo, dos quais sete devem ser nascidos a partir de 1/1/1993;
– Jogos em Turno e Returno em dez rodadas, com oito jogos para cada clube;
– Dois melhores clubes de cada grupo se classificam para a Fase Final;
– Último colocado de cada grupo será rebaixado à Terceira Divisão em 2016;
– Fase Final será quadrangular entre os clubes classificados da Primeira Fase;
– Pontuação é zerada para o início da Fase Final;
– Jogos são realizados em Turno e Returno, com seis rodadas;
– Dois clubes melhores colocados sobem para a Primeira Divisão em 2016.
Discussão sobre isso post