Um projeto social que mudou a vida de muitas famílias do Jardim Guanabara, em Goiânia, completa um ano de existência em abril e promete cada vez mais aliar esporte, qualidade de vida e muita diversão em família.
O projeto foi idealizado pelo professor de Educação Física Gilson Costa, que baseou o nome DFIT de um time de futebol que comandava na região. Morador do bairro, ele pensou em atender a uma antiga necessidade da sua comunidade: os pais, que trabalham o dia inteiro e geralmente não têm condições tem pagar academias, precisavam de um local para cuidar da sua saúde. E nada melhor do que fazê-lo em família.
Nos treinos, realizados no Centro Esportivo do Jardim Guanabara, os participantes fazem alongamentos, caminhada, circuito funcional e até brincadeiras antigas, como cobra cega, pique-pegue e queimada. Mas somente famílias podem participar, ou seja, crianças devem estar acompanhadas dos pais.
LEIA MAIS: Menina de 11 anos ensina balé de graça para crianças carentes em Aparecida será destaque em programa Hora do Faro
De acordo com Gilson, a ideia é “resgatar por meio do projeto a convivência em lazer e a diversão entre pais e filhos através de exercícios físicos e brincadeiras”. “Também lutamos pela inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais. Hoje, contamos com uma jovem que perdeu a visão por causa da doença glaucoma e realizo treino promovendo a inclusão dela”, ressaltou o professor.
Como participar
Os treinos são realizados às 19h de toda segunda, quarta e sexta-feira. E, para participar, é só fazer uma inscrição por meio de uma ficha. “Basta visitar o projeto e me procurar, falando da intenção de fazer parte. Então adicionamos a pessoa no grupo de ativos no projeto. Quando essa a pessoa se afasta, a retiramos do grupo”, explicou o idealizador.
E não para por aí. Por meio do DFIT, também são arrecadados alimentos para famílias participantes que estejam passando por momentos de dificuldade. Para colaborar com a iniciativa, basta entrar em contato com Gilson Costa no telefone 9.8631-7372.
Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter
Discussão sobre isso post