Projeções de como Goiânia será ao completar 100 anos irão compor os conteúdos das mensagens que o Parque Mutirama pretende recolher com o Projeto “Cápsula do Tempo”. Iniciativa, que é realizada para comemorar os 80 anos da capital, busca reunir expectativas e desejos que o goianiense tem para o futuro da cidade.
Participantes
Qualquer pessoa poderá participar deixando um desenho, texto, foto, vídeo ou áudio. Essas mensagens podem ser registradas em qualquer tipo de mídia, papel, CD, DVD, pendrive ou outros. Os itens a serem depositados na cápsula deverão ser identificados com nome completo do autor da mensagem, idade, endereço, telefone e/ou email, e entregues pessoalmente na sede do Mutirama até o dia 24 de outubro.
A administração do parque se compromete em guardar esses contatos, que deverão ser atualizados sempre que necessários pelas pessoas que participarem do projeto, e contatar todos na data marcada para a reabertura da cápsula, 24 de outubro de 2033, centenário da cidade. Interessados já podem participar e deixar a contribuição para a “Cápsula do Tempo do Mutirama”.
A Cápsula
Fabricada inteiramente em aço inox e em formato cilíndrico, a Cápsula do Tempo terá dimensões de 1,80 metros de altura por 1,80 metros de largura. O recipiente, montado para resistir aos efeitos da passagem do tempo como umidade e calor, será lacrado e enterrado em uma área do Parque Mutirama, no próximo dia 24 de outubro, aniversário de Goiânia.
“A Cápsula do Tempo é uma ideia que tivemos para marcar os 80 anos de nossa capital. Esperamos que seja um ‘presente’ do presente para o futuro de nossa cidade”, afirma Jairo Gomes, diretor-presidente do Parque Mutirama.
Jairo destaca inclusive que já estão sendo convidadas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), várias escolas municipais para integrarem o projeto. “A participação também está aberta a escolas públicas do Estado e da rede privada. É só contatar a administração do parque”, acrescenta Jairo.
O diretor-presidente explica que, além do público em geral e das escolas, estão sendo convidadas a deixarem as mensagens e contribuições para a Capsula do Tempo várias personalidades da cidade e do Estado. “Escritores, reitores de universidades e faculdades, jornalistas, artistas, autoridades públicas, líderes religiosos, intelectuais e especialistas das mais variadas áreas do conhecimento humano estão convidados a participar desse projeto. Achamos que a contribuição dessas pessoas, que hoje são importantes formadores de opinião, pode deixar uma boa visão do que podemos fazer hoje para um futuro melhor”, esclarece Jairo.
Discussão sobre isso post