O deputado estadual Rafael Gouveia (Republicanos) não pretende deixar a base do governador Ronaldo Caiado (UB) e mantém o plano de ser candidato a federal.
Em entrevista à reportagem, ele afirmou que seus planos não mudarão mesmo que o deputado federal e presidente do partido no Estado, João Campos, decida compor com o oposicionista Gustavo Mendanha (Patriota).
Confira como foi a conversa:
Folha Z: Como estão os pré-candidatos do Republicanos em relação ao apoio para governador?
Rafael Gouveia: Das principais lideranças, na chapa de federal, Jovair Arantes e Zé Antônio querem caminhar com Gustavo Mendanha. Jefferson Rodrigues e eu estamos com Caiado.
Folha Z: Isso vai influenciar na escolha da presidência estadual?
Rafael Gouveia: A tendência é que o Republicanos permaneça na base. Mas é claro que o deputado João Campos é o presidente do partido. Se ele decidir apoiar Gustavo Mendanha, nós saberemos respeitar. Mas, quando eu entrei no partido, deixei bem claro que permaneceria com Caiado, independente da posição partidária.
Folha Z: E a nacional do partido tem se envolvido na questão?
Rafael Gouveia: Nunca participei de nenhuma reunião com o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira. Mas todas as informações que recebo apontam que o presidente deu autonomia ao diretório local. Então não acredito que ele chegaria ao ponto de interferir na decisão partidária dentro do Estado.
Folha Z: Então não há chance de troca no comando estadual?
Rafael Gouveia: Não ouvi essa possibilidade ser cogitada. E acho muito pouco provável que aconteça. Principalmente já que estamos tão perto da eleição. Vamos tentar dialogar e encontrar o melhor caminho pra todo mundo, para que todos sejam bem-sucedidos eleitoralmente.
Folha Z: Na sua opinião, por que tem sido tão difícil para João Campos garantir vaga dentro da chapa caiadista?
Rafael Gouveia: Eu fui um dos que trabalharam para tentar construir aquilo que vejo como o melhor cenário: João Campos candidato ao Senado na base do governador. Lógico que essa é uma construção complexa, para os 2 lados. São muitos nomes com interesse na vaga e há uma dificuldade para o governador tomar essa decisão. Então eu acho que a base deve respaldar essa escolha.
Folha Z: Ainda há chances de que essa composição aconteça?
Rafael Gouveia: Tentamos construir um grupo volumoso em torno dessa ideia. Mas não avançou. Então acho que hoje seja realmente difícil fazer essa construção.
Discussão sobre isso post