Por meio de uma Parceria Público Privada (PPP), a Prefeitura de Aparecida de Goiânia vai trocar todo o sistema de iluminação pública do município, atualmente de lâmpadas fluorescentes e incandescentes, por luminárias LED.
A medida visa modernizar, otimizar e expandir a cobertura do serviço na cidade, posto que os equipamentos consomem menos energia elétrica e conseguem iluminar perímetros maiores.
A PPP prevê investimento de R$ 684 milhões para exploração do serviço durante 24 anos.
Ainda de acordo com edital, o serviço deve ser executado com excelência e com emprego de equipamentos de qualidade e resistentes.
No caso das luminárias, por exemplo, a durabilidade estimada é de 50 mil horas, com funcionamento de 12 horas por dia, o que representa cerca de 15 anos.
A vida útil das lâmpadas de vapor de sódio, que são utilizadas atualmente na cidade, é 4 vezes menor.
“A parceria público privada é modelo de gestão eficiente que estamos buscando implantar em Aparecida. Uma iluminação pública de qualidade ajuda na segurança pública, comentou o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano.
Software para gestão de sistemas de iluminação pública
A PPP também prevê criação de outros mecanismos que devem colaborar com a iniciativa.
Entre eles, aplicação de software para gestão de sistemas de iluminação pública, que realize o gerenciamento informatizado e georreferenciado de pontos, operação de sistema de tele atendimento 24 horas por dia, abertura de ocorrências através da internet por meio de dispositivos móveis e implantação e operação de sistema de telegestão que permita aferir em tempo real o correto funcionamento da iluminação, possibilitando comando de seu funcionamento, dimerização e detecção de falhas em tempo real.
A implantação da iluminação de LED será iniciada logo após assinatura da ordem de serviço da PPP.
Discussão sobre isso post