A Prefeitura de Goiânia, por meio do Procon municipal, atendeu e orientou 9.043 consumidores em 2013. Desse total, foram realizadas 1.050 audiências de conciliação. Fiscalizações, pesquisas e audiências públicas foram realizadas pelo órgão que busca desempenhar o papel conciliador e harmonizador.
A Divisão de Fiscalização, através de seus agentes no exercício de suas funções, realizou inúmeras ações fiscais em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço com sede na capital. De janeiro a dezembro de 2013 foram lavrados 373 autos de infração, 144 autos de apreensão, 22 notificações e 69 termos de constatação.
A aplicação de multa é medida extrema, ocorrendo apenas quando vencidas as possibilidades de um acordo que atenda ao pleito do consumidor. Somente quando é comprovada a infração são julgados os processos e aplicadas as multas, o que tira das empresas fornecedoras a sensação de impunidade.
Pesquisas
O Setor de Cálculo e Pesquisa, visando orientar corretamente o consumidor, realizou ao longo do ano 15 pesquisas referentes aos mais diversos temas como passagens rodoviárias, pacotes de viagens para o carnaval, refeições, produtos alimentícios e limpeza em geral; suítes de motéis; passagens aéreas para o nordeste; materiais para camping; materiais escolares; taxas de juros bancários; feiras livres e verdurões; dia das crianças; finados; academias de ginástica e Natal.
O Procon realizou ainda audiência pública com as operadoras de telefonia; palestras orientativas e educativas com lojistas do Flamboyant, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com seus associados, com vendedores da Cevel; workshops; cursos de formação; participação de feiras; conferência junto à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon)do Ministério da Justiça além de parcerias com empresas e universidades.
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