Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
Sem resultados
Ver todos os resultados
Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias

MP-GO reforça protagonismo na luta contra violência sexual de menores com a cartilha "Saliência Comigo Não!"

Voltado para o combate à exploração sexual de menores e adolescentes das comunidades quilombolas, material é mais um resultado exitoso da atuação extrajudicial da instituição no estado

16, novembro, 2022
A A
Cartilha visa orientar crianças e adolescentes de comunidades quilombolas sobre o que é violência sexual | Foto: Ruber Couto

Cartilha visa orientar crianças e adolescentes de comunidades quilombolas sobre o que é violência sexual | Foto: Ruber Couto

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp

Por Leandro de Castro

Posts Relacionados

Filiação de Bruno Peixoto ao Avante está acertada para março de 2026, diz Thialu Guiotti

Para onde vão os goianos? E quem escolhe Goiás? Censo 2022 revela destinos e origens de quem faz do estado seu lar

Bruno Peixoto e Mendanha trocam recados em ligação durante visita a Aparecida

“A criança pode ser pequena, mas é esperta e inteligente e sabe que algumas partes a gente trata diferente”. Frase literária, no estilo cordel, retirada da cartilha “Saliência Comigo Não!” e contextualizada em uma realidade, infelizmente, bastante presente nas comunidades tradicionais: a exploração sexual de menores e adolescentes.

E é diante deste contexto que o Ministério Público de Goiás (MP-GO), pautado pelo seu compromisso público e social e por meio de sua atuação extrajudicial com foco na transformação da sociedade, idealizou a cartilha “Saliência Comigo Não!”, que visa orientar crianças e adolescentes de comunidades quilombolas, em especial os Kalungas, sobre o que é violência sexual.

A iniciativa, elaborada em forma de cordel, com ilustração e texto que trazem identificação com os quilombolas e a região, foi, inclusive, vencedora do 20º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça em 2022. Fato que comprova que o trabalho do MP-GO tem ultrapassado as esferas judiciais, indo diretamente ao encontro dos anseios da sociedade, estreitando a sua relação institucional com a coletividade e reforçando, assim, o diálogo com todos aqueles que buscam por resolutividade de forma eficaz e ágil por meio dos seus mais diversos instrumentos extrajudiciais.

Saliência Comigo Não!

Lançamento da Cartilha Saliência Comigo Não! | Foto: Divulgação / MPGO
Lançamento da Cartilha Saliência Comigo Não! | Foto: Divulgação / MPGO

Lançada em 18 de maio de 2021, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a cartilha “Saliência Comigo Não!” foi elaborada a pedido da 1ª Promotoria de Justiça de Cavalcante e contou com o apoio de integrantes do MP-GO da Área da Infância, Juventude e Educação do Centro de Apoio Operacional, das Unidades Técnica-Pericial em Psicologia e Pedagogia e da Assessoria de Comunicação Social.

Durante o seu lançamento, realizado de forma virtual e com ampla interação de membros da rede de proteção à criança e ao adolescente de sete municípios da Região Nordeste que possuem comunidades quilombolas, o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, evidenciou o papel da campanha que, segundo ele, é uma importante ferramenta de combate do MP-GO contra essa problemática.

“Essa é uma iniciativa de suma importância, não só para a sociedade de Cavalcante, mas para toda a sociedade goiana e brasileira. É uma forma expressa do Ministério Público de se posicionar contra esse grande mal que acometeu e acomete a comunidade quilombola e, infelizmente, toda a nossa infância e juventude”, pontuou.

ANÚNCIO

Para a elaboração da cartilha foram realizadas consultas a diversas pessoas ligadas à comunidade Kalunga acerca do cotidiano, rotina, costumes e vocabulário das crianças e adolescentes. Isso resultou na produção de um texto representativo e mais próximo da realidade vivenciada por todos eles.

Destacando a relevância da campanha, a coordenadora da Área da Infância, Juventude e Educação do MP-GO, promotora Cristiane Marques, ressaltou que o material potencializa de forma significativa o alcance do tema em meio às comunidades tradicionais, em especial, no território Kalunga.

“A cartilha foi criada com o objetivo de trabalhar a prevenção contra a violência sexual com crianças e adolescentes de comunidades quilombolas, em especial os kalungas. A ideia foi qualificar a informação a partir da identificação com o cotidiano, rotina, costumes e vocabulário desse público em relação ao qual não existia material específico. Além de constituir uma publicação inédita, a cartilha supre uma lacuna de conteúdo, potencializando o alcance da temática”, explica a promotora.

Promotora Cristiane Marques | Foto: Divulgação
Promotora Cristiane Marques | Foto: Divulgação

Cristiane também pontuou que a cartilha está alicerçada em dois pilares: a informação e a prevenção. “O objetivo da cartilha é informar para prevenir. Para que os resultados propostos sejam alcançados, tem-se incentivado o uso do material por famílias, escolas e outros órgãos de defesa de crianças e adolescentes que desejam dialogar sobre o tema de forma lúdica e adequada à realidade infantojuvenil”, disse.

Reconhecendo a importante contribuição da iniciativa do MPGO para as comunidades tradicionais, o presidente da Associação Quilombo Kalunga (AQK), Carlos Pereira, salientou que a cartilha tem orientado as famílias da região acerca deste grave problema, que é a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

“A gente vive em um território em que se chega pouca informação e conhecimento, onde muitas vezes as famílias acabam sendo manipuladas. Apesar de ser uma região muito rica em natureza, é escassa em informação. Então eu vejo esse trabalho como algo extremamente importante para as nossas crianças, um suporte necessário para toda a nossa comunidade”, afirmou.

Carlos Pereira - Presidente da Associação Quilombo Kalunga (AQK) | Foto: Divulgação
Carlos Pereira – Presidente da Associação Quilombo Kalunga (AQK) | Foto: Divulgação

 

O líder quilombola reforçou, ainda, a necessidade do fortalecimento da campanha entre toda a comunidade escolar local. Segundo ele, uma causa que precisa ser abraçada por todos. “Sem dúvidas, essa cartilha merece ser trabalhada no dia a dia das escolas, com os professores, pais, famílias e com todas as crianças e adolescentes. As nossas escolas precisam abraçar essa causa”, frisou.

Reconhecimento

Cartilha Saliência Comigo Não foi vencedora do 20º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça em 2022 | Foto: Divulgação
Cartilha Saliência Comigo Não foi vencedora do 20º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça em 2022 | Foto: Divulgação

 

Além do reconhecimento nacional, ficando em primeiro lugar no 20ª Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2022, a cartilha “Saliência Comigo Não!” também vem ganhando o amplo respaldo da sociedade e dos Poderes Públicos do estado. Recentemente, no último dia 18 de outubro, o material foi apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), durante evento realizado em referência ao Dia das Crianças.

Para o presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSD), a iniciativa reforça ainda mais todas as ações de combate à exploração de menores nas comunidades tradicionais. “Um projeto que merece o nosso total reconhecimento. Com certeza, esse material é mais uma importante ferramenta nesta luta, que é de todos nós. Proteger nossas crianças e adolescentes é mais que uma causa, mas uma urgente necessidade”, disse o parlamentar.

Comunidade Kalunga

Crianças e Adolescentes Quilombolas | Foto: André Dib
Crianças e Adolescentes Quilombolas | Foto: André Dib

Considerado o maior sítio histórico e cultural do País em extensão, o território Kalunga conta com mais de 230 mil hectares de Cerrado protegido, abrigando mais de oito mil pessoas em uma região que se estende pelos municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás.

A área ocupada pela comunidade Kalunga é reconhecida pelo Governo de Goiás, desde 1991, como sítio histórico que abriga o Patrimônio Cultural Kalunga (Lei Estadual Nº 11.409/1991). E em fevereiro de 2021, o local foi reconhecido pela ONU como o primeiro Território e Área Conservada por Comunidades Indígenas e Locais (Ticca) do Brasil.

Na língua banto, a palavra kalunga significa lugar sagrado, de proteção. Denominação mais que propícia a um povo que tem uma rica e imensurável parcela de contribuição na construção do nosso País. Atuar na defesa de todos eles, em especial, de suas futuras gerações, precisa ser um compromisso dos Poderes Públicos e o MP-GO, através de suas ferramentas extrajudiciais, vem cumprindo muito bem esse papel. Afinal, com a cartilha Saliência Comigo Não!, “entendemos o recado, está todo mundo esperto. Sabemos que, com criança, saliência não é nada certo”.


Tags: cartilhaMinistério PúblicoViolência
CompartilharTweetEnviado
Post Anterior

Mendanhistas cogitam usar 2024 como pressão sobre Vilmar Mariano

Próximo Post

Fábrica clandestina de espetinhos é fechada pela Agrodefesa em Goiânia

Próximo Post
Fábrica clandestina de espetinhos em Goiânia | Foto: Divulgação / Agrodefesa

Fábrica clandestina de espetinhos é fechada pela Agrodefesa em Goiânia

Foto: Divulgação / PCGO

Mulher é suspeita de furtar R$ 300 mil da conta de prefeitura em Goiás

Discussão sobre isso post

Mais Vistas

  • Prefeito de Goiânia Sandro Mabel. A imagem foi fotografa pela equipe de Comunicação da Prefeitura

    Mabel impõe 3 regras a secretários para evitar atritos com a base e exige mais alinhamento com Djan

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • 🛒 Ofertas Tatico: veja as melhores promoções de HOJE

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Às vésperas do recesso, clima carregado: Mabel reúne vereadores em meio a cobranças

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Pedro Chaves assume vaga de Vanderlan no Senado; saiba por quanto tempo

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Prefeito de Aparecida freia pré-candidatos e exige resultados na gestão

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
Folha Z

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .

Sobre

  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie
  • Termos de Uso
  • Política de privacidade

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Opinião
  • Política
  • Contato
  • Expediente

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .