Há pouco mais de um mês foi criada a equipe tática da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (9ª CIPM). Esta foi idealizada pelo comando da companhia para combater majoritariamente roubos e furtos de veículos. A pronta reação atua em ocorrências específicas, em parceria com as viaturas descaracterizadas da inteligência e em apoio as demais adversidades das viaturas ordinárias.
Antes de finalizar o mês de outubro, por exemplo, a 9ª Companhia Independente já apresenta um saldo de sete armas de fogo apreendidas e já alcançou o número apreendido no mês anterior, setembro de 2014. Essa quantidade de armas retiradas do poder de infratores da lei, proporciona uma diminuição de futuras ocorrências reativas.
Setembro
No mês anterior, setembro, foram realizados pela equipe tática abordagens a 390 pessoas, a 108 veículos e a 105 motos. Com essa proatividade, pôde-se perceber uma diminuição no número de roubos de veículos na região em 10,64% em relação a agosto do mesmo ano, segundo relatório elaborado pela companhia.
A equipe de pronta reação é uma ação tática recente na 9ªCIPM que já demonstra expressividade na apreensão de armas de fogo, na recuperação de veículos furtados/roubados e na recaptura de foragidos.
Discussão sobre isso post