O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), durante fiscalização de rotina em escolas, encontrou mofo nas paredes da despensa de alimentos e produtos vencidos.
A fiscalização do TCM iniciou na última 2ª feira (24) e se encerrou nesta 5ª (27).
13 municípios foram inspecionados.
São eles: Aparecida de Goiânia, Terezópolis, Goianápolis, Hidrolândia, Aragoiânia, Abadia de Goiás, Caturaí, Senador Canedo, Bonfinópolis, Goianira, Inhumas, Goianápolis e Guapó.
As escolas foram escolhidas a partir de indicativos de situações críticas relacionadas à infraestrutura que constam no Censo Escolar 2022.
A vistoria também constatou a ausência de extintores e sinalização de emergência.
Posicionamento das demais prefeituras
Os problemas foram verificados a partir da Fiscalização Ordenada na Educação em conjunto com o Ministério Público (MP).

Fiscalização realizada pelo Tribunal de Contas
No site oficial da Operação Educação, atualizado em tempo real, é possível verificar diversos problemas nas instituições.
Entre os detectados se destacam: a ausência de sistema de combate a incêndios, alimentos em péssimas condições, estrutura precária e carência de saneamento básico.
- Aparecida de Goiânia
Na Escola Municipal Santo Antônio, situado na Cidade Satélite São Luiz, em Aparecida de Goiânia, o TCM encontrou produtos vencidos.
Mofo foi identificado na Escola Professora Cristiane Maria de Sousa. A instituição fica no setor Tocantins.
A Secretaria de Educação do município informou que as instituições fiscalizadas pelo TCM terão as irregularidades solucionadas dentro do prazo de 5 dias.
- Aragoiânia
Já na Escola municipal Padre João Bosco Pereira, na cidade de Aragoiânia, foi constatado uma grande quantidade de mofo nas paredes da despensa de alimentos.
- Hidrolândia
Além disso, em Hidrolândia, no CMEI Natércia Pires Machado, o Tribunal detectou a ausência de extintores, sinalização de emergência e qualquer dispositivo relacionado a incêndio.
O CMEI Rita Alves Pereira e a Creche Municipal Menino Jesus
- Guapó
Em Guapó, a biblioteca da Escola Municipal de Tempo Integral Verônica Moreira de Souza, fica dentro da sala dos professores. O adequado, de acordo com fiscais do TCM, é a biblioteca tem uma sala própria.
O órgão, a partir das informações levantadas, irá elaborar um relatório recomendando adequações para as escolas fiscalizadas.
As prefeituras de Aragoiânia, Hidrolândia e Guapó informaram que irão seguir as recomendadas do TCM e solucionarão os problemas nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM:
Discussão sobre isso post