Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
Sem resultados
Ver todos os resultados
Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias

OMS alerta a ameaça de surto mais mortal que o COVID

Especialista afirma que os países precisam agir para acelerar a resposta contra possíveis variantes do coronavírus

25, maio, 2023
A A
OMS alerta ameaça de surto mais mortal que o COVID

Foto: Enio Medeiros

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou no último sábado (20) uma rede global para prevenir doenças.

Posts Relacionados

🛒 Ofertas Tatico: veja as melhores promoções do dia

Com sucessor de Barroso, Lula terá 11 ministros no STF; Dantas, Messias, Carvalho e Pacheco são os cotados

Vereador Lucas Vergílio solicita vistas e paralisa análise da Taxa do Lixo

ANÚNCIO

O projeto foi anunciado às vésperas da 76ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), que vai até 30 de maio.

Durante o evento na 2º feira (22), o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, destacou a importância da preparação dos países para novas emergências sanitárias.

“Permanece a ameaça do surgimento de outra variante que causa novos surtos de doenças e mortes. E a ameaça de outro patógeno emergente com potencial ainda mais mortal permanece. E as pandemias estão longe de ser a única ameaça que enfrentamos”, afirmou.

O diretor destacou a melhora no cenário epidemiológico, tendo em vista as duas doenças que tiveram a emergência encerrada recentemente, a Covid-19 e a Mpox.

Apesar desse avanço, Tedros afirma que os países precisam agir agora para acelerar a resposta contra possíveis novos patógenos – ou até mesmo contra variantes do coronavírus que voltem a preocupar.

Rede global para prevenir doenças

A nova rede utiliza como base de dados informações genômicas de agentes causadores de doenças, a partir da análise do código genético de vírus, bactérias e outros microrganismos.

O objetivo é compreender melhor características das infecções, como sintomas, transmissão e riscos para a saúde.

De acordo com a OMS, cientistas e especialistas de saúde pública poderão identificar e rastrear as doenças com base nas informações.

A partir disso, a ideia é prevenir e responder a surtos como parte de um sistema mais abrangente de vigilância, além de desenvolver tratamentos e vacinas.

Com a operacionalização da rede, a OMS destaca que os países poderão detectar e responder a ameaças de doenças antes que elas se tornem epidemias ou pandemias.

“O objetivo dessa nova rede é ambicioso, mas também pode desempenhar um papel vital na segurança da saúde: dar a todos os países acesso ao sequenciamento e análise genômica de patógenos como parte de seu sistema de saúde pública”, disse o diretor-geral da OMS.

LEIA MAIS: STF irá decidir quem terá direito de usar a marca iPhone no Brasil


 

CompartilharTweetEnviado
Post Anterior

STF irá decidir quem terá direito de usar a marca iPhone no Brasil

Próximo Post

Viatura da PM perde controle e capota na GO-040, próximo ao Garavelo

Próximo Post
Viatura da PM perde controle e capota na GO-040, próximo ao Garavelo | Foto: Redes Sociais

Viatura da PM perde controle e capota na GO-040, próximo ao Garavelo

Os deputados vão sentir por pelo menos 3 meses como é ter o salário de um professor

“Os deputados vão sentir por pelo menos 3 meses como é ter o salário de um professor”, diz Duda Salabert

Discussão sobre isso post

Mais Vistas

  • 1 - Câmara de AP tem chances de contar com Parlamento Jovem, semelhante ao que acontece na Alego e Câmara de Goiânia

    Podemos busca vice na chapa de Daniel Vilela e aposta em irmão do bispo Oídes

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Roberto Chaveiro diz que não sofreu pressão e explica críticas a procurador da Prefeitura de Aparecida

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • 🛒 Ofertas Tatico: veja as melhores promoções do dia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Avante deve lançar Romário Policarpo como candidato a deputado estadual

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Chapas do PT em Goiás terão deputados, vereadores e suplentes em 2026

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
Folha Z

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .

Sobre

  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie
  • Termos de Uso
  • Política de privacidade

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Opinião
  • Política
  • Contato
  • Expediente

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .