Um goiano de 23 anos está realizando um projeto de rodar 8 mil km de Goiânia ao nordeste, passando por 213 cidades, de bicicleta.
O projeto A Jornada pelo Nordeste foi idealizado pelo jovem Pedro Paulo, que está documentando todo o processo.
A ideia é que, no futuro, os conteúdos levem a um filme mostrando toda a experiência turística e cultural, além de divulgar conhecimentos sobre a prática do ciclismo e segurança na estrada.
Sobre o Projeto
O projeto Jornada pelo Nordeste veio da vontade de Pedro Paulo de viver histórias através da bicicleta e contá-las para o mundo.
Após planejamento realizado com alguns amigos, Pedro partiu sozinho de Goiânia, em 13 de dezembro de 2022.
Desde então, nesses 8 meses, o ciclista já percorreu 4,2 mil km, tendo visitado Recife (PE), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Teresina (PI).
O jovem explica que tem recebido apoio e comida por onde passa, o que permite momentos para conquistar diversas memórias e colegas, compartilhando histórias de quem conhece no caminho.
”Sempre busco respeitar a privacidade das pessoas envolvidas na viagem, bem como preservar o meio ambiente e as comunidades locais visitadas”, relata o jovem.
Além do foco nas pessoas que cruzam seu caminho, Pedro Paulo quer provocar sensibilização sobre o uso do ciclismo como instrumento político, ambiental, social, turístico, de saúde e expressão.
Nesse sentido, o ciclista espera que A Jornada pelo Nordeste ajude a inspirar outros a explorarem os arredores com um olhar sensível e cultural.
“Não tenho como objetivo só viajar e desfrutar, mas também compartilhá-la com outras pessoas. Minha experiência como viajante e produtor de conteúdo me permite proporcionar um olhar cultural e detalhes do dia a dia simples”, afirma.
Trajeto
Além das 6 capitais já visitadas ao longo de mais de 4 mil km, Pedro ainda passará pelo interior do Maranhão, com pontos de paradas pelas belas paisagens do Jalapão (TO) Palmas (TO), Chapada dos Veadeiros (GO) e, por fim, de volta para Goiânia (GO).
No entanto, ao chegar na capital goiana, Pedro Paulo não deve encerrar completamente o projeto.
Ao fim do percurso, o jovem planeja voltar ao Nordeste – desta vez refazendo todo seu trajeto de carro –, com equipamentos e uma equipe para dar continuidade às gravações do filme.
A expectativa é lançar as filmagens do A Jornada pelo Nordeste em 2024.
Apoiadores
Pedro Paulo procura por patrocinadores que apoiem o projeto, para que mais pessoas possam ser atingidas com a produção de peças gráficas, fotografias, documentários audiovisuais e outros conteúdos de imersão.
Por conta disso, o jovem montou uma rifa nas redes sociais, @ppelomundo, com diversos prêmios que variam de produtos doados por apoiadores até fotos tiradas durante a viagem.
Discussão sobre isso post