A cantora Luísa Sonza chegou a um acordo com a advogada que a processou por racismo em 2018.
Após 5 anos de andamento do processo, o caso foi encerrado com a contemplação de todos os pedidos apresentados pela autora.
Segundo informações do site Splash, Luísa e Isabel Macedo de Jesus tiveram o processo encerrado no último dia 16 de agosto.
Conclusão do processo
De acordo com Isabel, o objetivo do processo foi “demonstrar como que inclinações pessoais, ainda que inconscientes, afetam o julgamento do indivíduo sobre determinados grupos minoritários”.
“Não há como dizer que não é satisfatória a celebração de um acordo que contemplou todos os pedidos pleiteados pela Isabel”, afirmou a defesa.
Além disso, a retratação pública de Luísa após o caso também de racismo foi valorizada no encerramento do processo..
“É valioso esse reconhecimento da natureza discriminatória da conduta por parte dos responsáveis, principalmente quando se trata de pessoas públicas, uma vez que podem contribuir para o debate e para a reflexão acerca das diversas formas de racismo na nossa sociedade”, destacou a advogada.
Luísa Sonza e a acusação de racismo
O caso que motivou o processo aconteceu no dia 22 de setembro em 2018, mas só repercutiu nas redes em 2020.
Isabel comemorava o aniversário na Pousada Zé Maria, em Fernando de Noronha, onde Luísa Sonza também se apresentava.
Em dado momento, a advogada foi ao banheiro e passou pela cantora.
Segundo Isabel, Luísa teria dado um tapa em seu braço e solicitado que ela entregasse a ela um copo d ‘água.
A advogada tentou explicar para a artista que ela era hóspede da pousada, e não funcionária.
Isabel afirma que não recebeu atenção da gerência da pousada e se sentiu humilhada, processando a cantora e o estabelecimento.
Em 2020, Luísa negou as acusações em uma publicação no X (previamente conhecido como Twitter), quando afirmou que jamais ofenderia outra pessoa por conta da cor de pele, se colocando contra o racismo..
Gente, tudo isso é MENTIRA! Não acreditem nisso! Eu jamais teria esse tipo de atitude. Vocês me conhecem bem, sabem qual é meu caráter, minha índole. Eu jamais ofenderia outra pessoa por conta da cor de sua pele. Jamais! Essa acusação é absurda.
— LUÍSA SONZA (@luisasonza) September 18, 2020
No ano passado, a cantora solicitou uma audiência amigável com Isabel e, em seguida, fez uma retratação pública que encaminhou o encerramento do processo.
— LUÍSA SONZA (@luisasonza) October 5, 2022
Discussão sobre isso post