A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) conseguiu transmitir uma mensagem a 16 milhões de quilômetros de distância para o planeta Terra.
A distância equivale a cerca de 40 vezes a distância da Lua à Terra.
Este feito histórico representa a demonstração mais distante de comunicação óptica até hoje e tem o potencial de revolucionar a transmissão de dados.
Como o feito foi alcançado?
Para o experimento Comunicações Ópticas no Espaço Profundo (DSOC, na sigla em inglês), a sonda Psyche foi equipada com um um laser de infravermelho contendo dados codificados.
No último dia 14 de novembro, então, o experimento conseguiu alcançar seu “primeiro sinal”, quando a mensagem se direcionou ao Telescópio Hale, no Observatório Palomar da Caltech, na Califórnia.
Através de uma manobra extremamente precisa, o transceptor de laser do DSOC se fixou a um farol a laser no Observatório de Table Mountain.
A mensagem recebida partiu de uma distância de cerca de 16 milhões de quilômetros do planeta Terra, o equivalente a aproximadamente 40 vezes a distância do nosso planeta para a Lua.
Inovação com obstáculos no caminho
O sucesso do DSOC promete novos horizontes para a comunicação e compartilhamento de informações, afirma Trudy.
As comunicações ópticas, a laser, permitem a transmissão de grandes volumes de dados em alta velocidade.
Esta tecnologia oferece uma taxa de transmissão de 10 a 100 vezes maior do que as ondas de rádio.
Para a vida na Terra, isso significa um maior suporte para o streaming, por exemplo, que poderá exibir vídeos e imagens com uma qualidade muito maior.
E para o meio científico, segundo Jason Mitchell, diretor da Divisão de Tecnologias Avançadas de Comunicação e Navegação no Programa de Comunicação e Navegação Espacial da NASA, significa novas tecnologias mais sofisticadas com capacidade comunicativa maior.
No entanto, a comunicação óptica apresenta muitas dificuldades.
A precisão para direcionar os feixes de laser é imensa, e o enfraquecimento do sinal de fótons pode provocar atrasos significativos na mensagem.
No teste do dia 14, os fótons levaram aproximadamente 50s para viajar de Psyche para a Terra.
O tempo de atraso pode ser maior à medida que a nave avança no espaço.
Discussão sobre isso post