A primeira rodovia em pavimento rígido de concreto da região Centro-Oeste será construída em Goiás.
A técnica permite durabilidade de mais de 20 anos para o asfalto, capaz de suportar tráfego intenso de veículos pesados e dando mais segurança à frenagem.
A pavimentação será aplicada no perímetro urbano da GO-210, em Rio Verde, nos dois sentidos da via duplicada.
O primeiro trecho a receber o pavimento rígido terá 6,5 quilômetros.
Após a implementação em Rio Verde, o Governo de Goiás quer adotar o modelo de pavimentação em outras regiões do estado.
Tecnologia de aslfato em concreto
As rodovias asfaltadas com concreto são comuns nos Estados Unidos, países da Europa e na China.
O tipo de pista garante o tráfego seguro e rápido de cargas pesadas e, em Goiás, será instalado numa região estratégica reconhecida nacionalmente pela alta produtividade de grãos.
A intenção do Governo do Estado é garantir maior economia de recursos públicos, tanto na construção quanto na manutenção da pista.
Para isso, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) investirá mais de R$ 60 milhões do Fundeinfra.
Além da reconstrução e duplicação da via, os serviços também irão incluir implantação de canteiro, levantamento topográfico, limpeza, implantação de dispositivos de drenagem e obras de terraplanagem, seguindo os padrões internacionais.
O material asfáltico pré-existente na composição da nova pista será aproveitado com o uso de placas de concreto de Cimento Portland (PCS), capazes de suportar o tráfego intenso de veículos pesados.
Discussão sobre isso post