Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram alvos da operação Tempus Veritates da Polícia Federal nesta 5ª feira (8).
Entre os investigados está o presidente da sigla, Valdemar da Costa Neto, preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
Quem são os presos aliados de Bolsonaro?
Além dele, foram presos outros 2 ex-assessores da gestão de Jair Bolsonaro.
Marcelo Câmara foi assessor especial no gabiente da Presidência, de onde produziu investigações e dossiês a pedido do ex-chefe, Mauro Cid.
Câmara é citado nas investigações que tratam de spostas fraudes em cartões de vacina da família Bolsonaro.
Outro detido é Filipe Martins, citado como responsável por apresentar minuta de decreto para prender adversários e convocar novas eleições.
Como fica a situação de Bolsonaro?
O próprio ex-presidente também está sob investigação.
Bolsonaro foi notificado em sua residência em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, e está proibido de se comunicar com outros investigados.
Seu passaporte foi entregue à PF.
Quem também foi alvo da Investigação?
O dirigente, os militares General Augusto Heleno, ex-chefe do gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Braga Neto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, e os ex-ministros da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e da Justiça, Anderson Torres, foram alvos de mandados de busca e apreensão.
Ao todo, foram expedidos 33 mandados de busca e apreensão, 4 de prisão preventiva de 48 medidas cautelares, inclusive, em Goiás.
Conforme apurado, os mandados seriam frutos de um desdobramento da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid.
Todos são investigados por tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.
Discussão sobre isso post