Um novo serviço de varrição mecanizada começa a ser aplicado em Goiânia a partir desta 2ª feira (22).
Serão 8 varredeiras de fabricação alemã usadas para limpeza das regiões Oeste, Leste e Norte.
As máquinas vão atuar em 50 ruas e avenidas, como as avenidas Goiás, República do Líbano, Anhanguera, Assis Chateubriand, Milão, Veneza, avenida Independência, dentre outras.
Até o início de junho, a Prefeitura de Goiânia quer contar com 27 máquinas, implantando a varrição mecanizada em 100% de Goiânia.
Os equipamentos possuem um aparato de sucção de detritos e escovas laterais e centrais para varrição das ruas, com alcance de 3,5 metros a partir do meio-fio.
Cada varredeira conta com o padrão Euro 6, que possui normas mais rígidas de emissão de poluentes, o que significa baixo impacto ao meio ambiente.
As máquinas são equipadas com aparelhos GPS e acompanhadas em tempo real pela Central de Controle e Monitoramento, que será implantada pelo Consorcio QC Ambiental.
A central fará a captação e análise dos dados da operação, o que permite identificar, por exemplo, quais vias da capital precisarão ter a varrição mecanizada reforçada.
Novo serviço de coleta
Além das varredeiras, cerca de 30 novos caminhões também atuarão no novo serviço de limpeza urbana de Goiânia.
Novos caminhões compactadores seletivos serão utilizados na coleta de materiais recicláveis.
Esse tipo de caminhão é outra inovação tecnológica que a população goianiense poderá observar no novo serviço de limpeza urbana da cidade.
Os veículos contam com um compartimento tipo baú, sem compactador, que possibilita o aumento da capacidade volumétrica.
Caminhões gaiola também serão empregados na coleta seletiva.
O prefeito Rogério Cruz apresentou as novidades na manhã desta 2ª feira.
Além da atuação da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), 51% dos trabalhos serão assumidos pelo consórcio Limpa Gyn.
Até o fim de maio, o consórcio será responsável por 100% da coleta domiciliar da cidade.
“Nesta fase inicial, 25% da remoção de entulho, de 115 bairros, nas regiões Norte e Leste, fica com o consórcio. Em 27 de maio, o consórcio já será responsável por 50% da remoção de entulhos de 218 bairros da capital; e a partir de 24 de junho, 100% do serviço será de responsabilidade do Limpa Gyn. A frota completa será de 128 maquinários para a realização desse serviço”, explicou o prefeito.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”