O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a princípio, não fará visitas de cunho eleitoral a Goiânia durante o período de pré-campanha e campanha de Adriana Accorsi.
Ou seja, a deputada federal e pré-candidata não contará com a presença do líder do PT e chefe do Executivo nacional durante a corrida ao Paço Municipal.
A dificuldade na presença estaria atrelada à mudança de compromissos em razão da tragédia com enchentes no Rio Grande do Sul.
A informação foi confirmada pelo deputado federal Rubens Otoni, que coordena a pré-campanha, mas não descartou que Lula possa fazer visita institucional ao município.
Vantagem para Adriana Accorsi
A ausência, no entanto, também deve ser estratégica.
Goiânia é uma capital notoriamente bolsonarista.
Seguindo levantamento do Paraná Pesquisas feito em julho de 2023, mais da metade do eleitores da cidade rejeitam o presidente.
São 56,5% contra Lula, com apenas 39,7% favoráveis.
Adriana Accorsi, por outro lado, tem maior penetração entre esse público.
A delegada sabe dialogar com parcela da população que valoriza o discurso da segurança pública.
Naturalmente, o ambiente bolsonarista é desfavorável para Adriana Accorsi, mas o histórico junto à Polícia Civil mostra que ela tem armas – com o perdão do trocadilho – para sintonizar-se com o goianiense.
Na busca por vice, inclusive, chegou a sondar nomes bolsonaristas, como o empresário e presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi.
Estratégia do PT sem Lula
Para petistas, a ausência de Lula no projeto pode indicar uma falta de força política.
Para a estratégia de Adriana em Goiânia, no entanto, não ter o presidente no palanque pode mostrar capacidade de dialogar com bolsonaristas, atrair apoio e até mesmo amenizar ataques à campanha.
O desafio de reverter a rejeição da maioria ao PT ainda é grande.
O grupo de Adriana Accorsi sabe da complexidade das eleições deste ano.
Pensando nisso, o partido estuda a melhor rota para que a deputada federal chegue ao Paço, seja com a presença de Lula no palanque ou não.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você precisa ficar atento ao que acontece nas entrelinhas, ao que os políticos fazem.
Faça parte de um seleto Canal no WhatsApp com o propósito de mostrar para você o que acontece nos bastidores da política de Goiânia, trazendo a verdade à tona ─ doa a quem doer.
Clique AQUI e faça parte AGORA