Com maioria dos integrantes filiados ao PSOL, a Federação PSOL/Rede confirmou o nome do presidente municipal, Humberto Chaves, como pré-candidato à prefeito de Aparecida.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Ele e o advogado Waterloo Ferraz (Rede) disputam indicação pela Federação.
Apesar da falta de acordo entre os partidos, a decisão dessa 2ª feira (1), antecipou a proporção de 70% dos votos que têm o PSOL para aprovar pré-candidatura durante a convenção.
“A Rede tem uma proporcionalidade de apenas 30% na federação, o que nos coloca em posição de decisão majoritária“, disse o presidente e pré-candidato.
A reunião conforme Chaves foi uma espécie de antecipação, de “prévia”, que aprovou a pré-candidatura psolista.
Conforme deliberado, os “membros decidiram por apoio ao nome de Humberto Chaves como pré-candidato oficial da Federação em Aparecida”.
Chaves explicou que essa deliberação foi a confirmação da pré-candidatura que está em campo desde novembro de 2023 e possui maior adesão nas instâncias municipal e estadual.
Reunião com 1 membro da Rede
Apenas o secretário-geral da Federação, Nielton Soares (Rede), representou a sigla minoritária na reunião.
O documento que confirmou Humberto como pré-candidato pela federação foi assinado pelo secretário-geral.
Nielton confirmou a deliberação e disse à reportagem que, como apenas 30% dos representantes são da Rede, o PSOL teve a maioria para deliberar.
O porta-voz da Rede Aparecida, Marcos Marrom, questionou a ação do PSOL.
Procurado pela Folha Z, Marrom disse que a reunião foi feita sem a consulta da direção municipal e considera a ação como “ilegal”.
O dirigente afirmou ainda que vai levar o questionamento à Direção Estadual da sigla e da Federação.
“Eles estão fazendo tudo sem consultar. Vou questionar essa atitude na Federação estadual. Eles estão infringindo as leis e o processo eleitoral. Isso é decidido em Convenção”, afirmou Marcos Marrom.
O dirigente alega que antes de anunciar uma decisão, o indicado pela Rede precisaria comunicar à direção municipal sobre a deliberação e a eventual convocação.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?
Você precisa ficar atento ao que acontece nas entrelinhas, ao que os políticos fazem.
Faça parte de um seleto Canal no WhatsApp com o propósito de mostrar para você o que acontece nos bastidores da política de Aparecida, trazendo a verdade à tona ─ doa a quem doer.
Clique AQUI e faça parte AGORA
Discussão sobre isso post