A polarização entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua a dominar a corrida presidencial, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta 2ª feira (13).
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
No cenário espontâneo da pesquisa, o petista aparece com 20,1% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente tem 16,7%.
Considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, ambos estão tecnicamente empatados.
A pesquisa também revelou que 49,8% dos entrevistados ainda estão indecisos, enquanto 6,8% declararam intenção de votar nulo ou em branco.
Governador Ronaldo Caiado
Outros nomes, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), foram citados por uma pequena parcela dos eleitores, com 0,5% das intenções de voto.
Outros possíveis candidatos mencionados incluem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (1,6%), Ciro Gomes (1,2%), Pablo Marçal (0,7%), Eduardo Bolsonaro (0,4%), Gusttavo Lima (0,4%), Michele Bolsonaro (0,4%) e outros (1,2%).
Polarização no cenário estimulado
Quando a pesquisa foi estimulada, ou seja, quando os nomes dos candidatos foram apresentados aos eleitores, os dois principais concorrentes, Lula e Bolsonaro, continuaram empatados.
No 1º cenário testado, os resultados foram os seguintes:
- Lula: 34%
- Jair Bolsonaro: 33,9%
- Ciro Gomes: 11,3%
- Pablo Marçal: 6,1%
- Ronaldo Caiado: 4,7%
- Helder Barbalho: 1,2%
- Não sabe: 3,3%
- Nenhum: 5,6%
Cenário sem Pablo Marçal
No 2º cenário, onde o nome de Pablo Marçal foi retirado, Bolsonaro ficou ligeiramente à frente de Lula, embora o empate dentro da margem de erro ainda seja possível.
Os números ficaram assim:
- Jair Bolsonaro: 37,3%
- Lula: 34,4%
- Ciro Gomes: 11,7%
- Ronaldo Caiado: 5,4%
- Helder Barbalho: 1,4%
- Indecisos: 3,6%
- Nenhum: 6,2%
2º turno: Lula vs Bolsonaro
Em um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, os dois estão novamente empatados, mas com uma ligeira vantagem para o ex-presidente. A pesquisa mostrou que:
- Jair Bolsonaro: 45,7%
- Lula: 42,2%
- Não souberam responder: 3,8%
- Nenhum ou nulo: 8,3%
Outros cenários testados
Sem o nome de Bolsonaro, a pesquisa também avaliou outros nomes da direita, como a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (PL), os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Jr. (PSD) e Ronaldo Caiado (União Brasil).
O melhor desempenho entre esses nomes foi o de Tarcísio, que obteve 25% contra Lula. Michele Bolsonaro, por sua vez, ficou empatada com Ciro Gomes, ambos com 30%, em um cenário sem Lula.
2º turno sem Lula
No segundo turno, Michele Bolsonaro teve um desempenho ligeiramente melhor que Tarcísio.
Em um cenário contra Lula, Michele obteve 42,2%, enquanto o petista ficou com 43,1%. Já no confronto com Tarcísio, Lula registrou 43,4% contra 40,1% do governador paulista.
Detalhes da pesquisa Paraná
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2025, com 2.018 eleitores de todo o Brasil, com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. Como não se trata de um ano eleitoral, os dados não foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Discussão sobre isso post