O prefeito Sandro Mabel esclareceu como deve ser uma das medidas para a metronização planejada para o trânsito de Goiânia, em especial nos corredores do sistema BRT.
As vias serão equipadas com sensores inteligentes que permitam a sincronização dos semáforos, garantindo que eles circulem sem interrupções nos cruzamentos, operando quase como um metrô.
O projeto deve ser implantado a partir de março.
Com a medida, Mabel e sua equipe projetam uma redução de até 30% no tempo de deslocamento pelos ônibus do sistema.
Hoje, segundo a prefeitura, a velocidade média é de apenas 16 km/h nos corredores do sistema BRT.
Como vão funcionar os sensores inteligentes
A instalação dos sensores inteligentes será feita nos controladores de semáforos, que vão interagir com tags eletrônicas nos veículos.
Assim, quando os ônibus se aproximarem poderão ser detectados pelos sensores, que farão a sincronização dos semáforos para que o tráfego na via BRT não seja interrompido.
O sistema vai funcionar com apoio de uma central de controle que coordenará o funcionamento em tempo real.
Com a implantação da metronização, prevista para a partir de março, a velocidade média dos corredores deve ultrapassar 21 km/h.
“Os ônibus vão andar como metrôs nos corredores do sistema BRT”, explica o prefeito.
Conversão à direita
A medida soma-se ao trabalho de abertura de pontos de conversão à direita em cruzamentos estratégico de Goiânia
Um exemplo emblemático de conversão à direita, segundo Mabel, está na Avenida T-7, onde o bloqueio no trânsito prejudicava a fluidez.
“Agora, os motoristas terão mais facilidade ao acessar as conversões. As iniciativas estão sendo acompanhadas de perto para garantir resultados positivos”, ressaltou o prefeito.
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