A equipe jurídica do prefeito Leandro Vilela (MDB) protocolou uma notícia-crime contra o deputado federal Professor Alcides (sem partido) por calúnia, durante o debate do 2º turno das eleições exibido pela TV Anhanguera.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
A denúncia foi formalizada pelos advogados Guilherme Vilela Pato, André Souza Carneiro e Carlos Eduardo Guidelli.
De acordo com o documento, Leandro Vilela acusa o parlamentar de 3 infrações:
-
Injúria e quebra de decoro:
Aos 18 minutos do debate, Professor Alcides teria se referido ao então candidato Leandro como “picareta”, ofendendo sua honra e quebrando o decoro ao chamá-lo de “malandro”. -
Imputação de fato falso:
Em seguida, o deputado teria falseado a realidade ao afirmar que Leandro manteve um caso extraconjugal enquanto ainda era casado. -
Imputação de crime falso:
No minuto 64 do debate, Alcides teria feito uma acusação falsa de peculato, afirmando que Leandro teria desviado 9 milhões de reais do AparecidaPrev.
A equipe jurídica do prefeito também relembrou uma condenação anterior do deputado, que já havia sido penalizado com uma multa diária de R$ 2 mil por infrações semelhantes.
Segundo a defesa de Leandro, Alcides sabia da falsidade das acusações, mas ainda assim fez as declarações de forma consciente e deliberada, configurando o crime de calúnia.
A notícia-crime solicita que o Ministério Público Eleitoral (MPE) analise o caso e proponha a denúncia contra o deputado.
Nota da defesa
Procurada pela reportagem, a assessoria do deputado Professor Alcides negou a acusação de peculato e acrescentou que se pronunciará oficialmente apenas nos autos do processo.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.
Discussão sobre isso post