O PSDB enfrenta mais um revés em sua tentativa de sobrevivência política.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
O Cidadania decidiu não renovar a federação com a sigla, em uma decisão unânime da Executiva Nacional na última 4ª feira (19).
O posicionamento ainda passará pelo Diretório Nacional no dia 16 de março, mas já está definido que a separação seguirá os prazos legais e será concluída até abril de 2026.
A justificativa do Cidadania para o rompimento é o prejuízo eleitoral causado pela aliança, resultando na redução da representação do partido nas câmaras municipais e no Congresso Nacional.
Em 2022, a sigla elegeu 5 deputados federais, mas perdeu uma cadeira após Carmen Zanotto assumir a prefeitura de Lages (SC).
Cidadania em Goiás
Atualmente, o Cidadania não possui representantes no Congresso Nacional ou na Assembleia Legislativa de Goiás.
O último nome ligado à legenda foi o ex-deputado federal Marcos Abrão, hoje secretário de Indústria e Comércio de Aparecida de Goiânia, quando o partido ainda se chamava PPS.
Em 2018, sob liderança do então deputado estadual Virmondes Cruvinel (hoje no União Brasil), a sigla conquistou uma cadeira na Casa.
Dois anos depois, o partido chegou a fazer uma Câmara Municipal de Goiânia, mas o vereador Marlon Teixeira (hoje no PDT) foi cassado porque o partido não cumpriu a cota de gênero.

Desafios para o PSDB
A permanência do PSDB como partido viável depende diretamente da formação de uma nova federação.
No entanto, a saída do Cidadania representa um obstáculo para os tucanos, que agora precisarão buscar novas alianças sob a liderança de Marconi Perillo.
Sem uma solução, o partido corre o risco de ser incorporado por legendas como MDB ou PSD.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post