O velório do Papa Francisco teve início na manhã desta 4ª feira (23), e logo atraiu mais de 20 mil fiéis à Praça Santa Marta, no Vaticano.
Eles se reuniram para prestar suas últimas homenagens e receber o caixão com o corpo do ‘Santo Padre’, que ficará exposto até 6ª feira (25), em uma cerimônia com grande carga emocional.
A cerimônia, aberta aos fiéis, começou às 11h (horário local) e segue até 6ª feira, com o caixão colocado em frente ao Altar da Confissão, na Basílica de São Pedro.
Durante a vigília, o coro entoou a Ladainha dos Santos em latim, pedindo o descanso eterno da alma de Francisco.
Líder da Igreja Católica temporário
O cardeal camerlengo, Kevin Farrel, que assume a liderança da Igreja durante este período de vacância papal, conduziu uma breve liturgia que incluiu a leitura do Evangelho de João, destacando o amor de Jesus pelos seus discípulos.
Os fiéis que desejarem se despedir do Papa podem visitar a Basílica de São Pedro nos seguintes horários, conforme informações do Vaticano:
-
4ª feira, das 11h à meia-noite;
-
5ª (24), das 7h à meia-noite;
-
6ª (25), das 7h às 19h.
Funeral de Papa Francisco
O funeral de Francisco ocorrerá no sábado (26), a partir das 10h, na própria Basílica de São Pedro.
Após a cerimônia, o caixão será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde o Papa será sepultado, atendendo ao seu desejo expresso ainda em vida.
A cerimônia de sábado, conhecida como Missa de Exéquias, também marcará o início do Novendiali, os 9 dias de luto e orações em memória do Papa.
A missa será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Ao final, acontecerão os ritos solenes da Última Commendatio e da Valedictio, que sinalizam o encerramento das exéquias e a despedida final de Francisco.
Discussão sobre isso post