O governador Ronaldo Caiado é um dos nomes confirmados para o evento de lançamento da federação União Progressista, que reúne o União Brasil, sigla do goiano, e o Progressistas, presidido pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI).
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
O lançamento oficial da federação está marcado para esta 3ª feira (29), em Brasília.
A Folha Z confirmou, por meio da assessoria do governador, a agenda de Caiado na Capital Federal.
Com a formação da federação, e mesmo com integrantes dos 2 partidos ocupando ministérios no Governo Lula, Ronaldo Caiado poderá articular sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026.
No entanto, conforme apurado, sua candidatura só será oficializada se ele atingir mais de 10% das intenções de voto até o período das convenções partidárias, entre junho e julho de 2026.
Federação começa com bancada de 108 deputados
Com o lançamento da federação, o grupo nasce com uma bancada de 108 deputados federais, sendo 4 goianos. No Senado, a federação conta com 7 parlamentares de cada partido.
O Progressistas, além de uma forte representação na Câmara, também lidera com 752 prefeitos, enquanto o União Brasil tem 591 prefeitos, incluindo o de Goiânia, Sandro Mabel, que estará em Brasília nesta 3ª feira, mas com compromissos agendados com a embaixadora da Austrália, Sophie Davies, no mesmo horário.
Ministérios no Governo Lula
Apesar de ter um nome pré-candidato à presidência, a federação segue com ministros no Governo Lula.
O Progressistas ocupa o Ministério dos Esportes, enquanto o União Brasil está à frente dos Ministérios de Turismo e Comunicações.
Discussão sobre isso post