A nova comissão provisória do PRD em Aparecida de Goiânia foi registrada no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no final de junho com uma inconsistência: o nome do vereador Isaac Martins, atualmente filiado ao União Brasil, aparece como vice-presidente da legenda.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
O caso repete o mesmo erro ocorrido com o PDT, no final de maio, quando o partido incluiu em sua comissão provisória o nome do vereador Professor Clusemar, que é filiado ao Podemos.
Ou seja, 2 partidos diferentes apresentaram comissões provisórias com nomes de vereadores que já não pertencem mais aos quadros partidários:
- Isaac Martins (União Brasil) listado na comissão do PRD
- Professor Clusemar (Podemos) listado na comissão do PDT
Nos 2 casos, os parlamentares chegaram a integrar os partidos anteriormente. Contudo, com o fim dos mandatos das antigas comissões, os nomes foram mantidos nas novas formações, mesmo após a desfiliação.
Tanto Anésio Rodrigues, presidente do PDT, quanto Gerfeson Aragão, presidente do PRD, admitiram o equívoco.
“Já era para estar sem o nome dele. O partido ainda vai mandar outra lista”, disse Aragão à Folha Z, referindo-se ao nome de Isaac Martins.
Na época do lançamento da comissão do PDT, Anésio também afirmou que faria a correção.
Porém, até o momento, o nome de Clusemar ainda consta no sistema.

Outro caso: Novandir no PRTB
Situação semelhante, mas com respaldo jurídico, envolve o vereador Sargento Novandir (MDB). Ele foi nomeado presidente do PRTB em Goiás, mesmo sem estar filiado à legenda.
Diferente dos casos em Aparecida, Novandir entrou em acordo com a direção nacional do PRTB, e afirma que possui base jurídica para ocupar o cargo mesmo sem filiação formal.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.
Discussão sobre isso post