O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, tem à disposição 3 secretarias extraordinárias para montar seu núcleo político no gabinete.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
A 1ª delas já foi preenchida: o ex-vereador Paulo Magalhães (União Brasil) foi nomeado como Secretário Extraordinário de Assuntos Comunitários.
A nomeação marca o início da ocupação dos cargos criados para ampliar a base de apoio político da nova gestão.
Compromisso político
A escolha de Paulo Magalhães tem peso simbólico.
Mabel havia assumido o compromisso político de torná-lo vereador, o que não se concretizou.
Suplente do União Brasil, Paulo ficou na 2ª colocação da lista e aguardava movimentação na Câmara para herdar a cadeira.
A expectativa era de que o vereador Lucas Kitão, também do União Brasil, deixasse o Legislativo para assumir a Secretaria de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp).
No entanto, Kitão recuou da nomeação e permaneceu na Câmara, frustrando os planos para a entrada de Paulo.
Alternativa estratégica
Com o impasse, o prefeito optou por cumprir o compromisso político por outro caminho: a nomeação de Paulo Magalhães para uma das secretarias extraordinárias.
A medida preserva o espaço do ex-vereador no governo e atende a uma reivindicação antiga do União Brasil, partido de ambos.
Ainda restam duas secretarias extraordinárias disponíveis, que devem ser usadas por Mabel para ampliar articulações e acomodações dentro da base aliada nos próximos meses.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post