A partir de 2026, a Universidade Federal de Goiás (UFG) retomará a realização de vestibular próprio para ingresso em seus cursos de graduação.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Metade das vagas disponíveis será preenchida por meio desse novo processo seletivo.
A outra metade seguirá sendo ofertada pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O edital do vestibular já foi publicado, e as inscrições estarão abertas entre os dias 4 de agosto e 5 de setembro. A prova será aplicada no dia 19 de outubro.

Retomada após 11 anos
Essa será a 1ª edição do vestibular da UFG em mais de uma década, a última vez que a instituição realizou uma seleção própria foi no 1º semestre de 2014.
Segundo a reitoria, a volta do vestibular é resultado do esforço da atual gestão (2022–2025), que tem buscado estratégias para ampliar o preenchimento das vagas.
“Em 2024, somando o SiSU e o Processo Seletivo Complementar, atingimos 90% de ocupação, superando a média nacional de 75%”, afirmou a reitora Angelita Pereira.
Mais acesso e novas possibilidades
Com a mudança, a UFG pretende facilitar o ingresso de estudantes que não conseguiram vaga pelo SiSU, além de aumentar as chances de preenchimento total das 2.209 vagas ofertadas em mais de 100 cursos de graduação.
A expectativa é de que a combinação entre vestibular e SiSU contribua para alcançar 100% de ocupação das vagas, mantendo o compromisso da universidade com o ensino público, gratuito e de qualidade.
Como se inscrever?
Todas as informações do Vestibular estão disponíveis no site do Instituto Verbena.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post