Inelegível até 2028, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, em entrevista ao portal Poder360 nesta 3ª feira (15), que pretende exercer forte influência no Senado, caso consiga eleger base aliada majoritária em 2026.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
“Se tivermos mais de 50% dos 81 senadores, mando mais do que o presidente da República”, declarou o ex-presidente.
Ele exemplificou: “Não adianta o presidente indicar o ‘João’ para o Supremo. Eu que vou dizer: aprova ou não aprova”.
Projeção de Bolsonaro para 2026
Bolsonaro fez um panorama de sua força política no Congresso, destacando a evolução do número de parlamentares eleitos com sua base:
-
2018: cerca de 50 deputados federais;
-
2022: 99 deputados;
-
2026: projeção de ao menos 120 deputados.
Senado
O ex-presidente também afirmou que o PL deverá eleger pelo menos 20 senadores, entre eles seu filho Carlos Bolsonaro, que, segundo ele, será candidato por Santa Catarina.
O Congresso Nacional do Brasil é formado por 81 senadores, 3 representantes por cada um dos 26 estados e pelo Distrito Federal.
Dessa forma, a meta de eleger 20 parlamentares representa quase 25% da composição da Casa.
Apesar de expressivo, o número ainda está longe da maioria absoluta, que exige ao menos 41 cadeiras.
No entanto, Bolsonaro acredita que, somados aos senadores que não estarão em disputa em 2026, já que o mandato no Senado é de 8 anos e com as 54 cadeiras em disputa, ele contará com apoio suficiente para formar maioria.
Partido aliados
Além disso, o ex-presidente aposta que partidos aliados, com agenda política semelhante à do PL, também elegerão uma base robusta, contribuindo para consolidar essa maioria no Senado.
Segundo ele, parte significativa dos parlamentares que permanecerão na Casa já demonstram alinhamento com sua linha ideológica.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post