Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
Sem resultados
Ver todos os resultados
Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Política

Aparecida pode adotar modelo de “metronização” no transporte coletivo já usado em Goiânia

Sistema inspirado no metrô promete reduzir atrasos e tornar as viagens mais rápidas

27, outubro, 2025
A A
Leandro Vilela vai solicitar um estudo técnico para avaliar a implantação do sistema de metronização nas linhas de transporte coletivo de Aparecida de Goiânia

Leandro Vilela vai solicitar um estudo técnico para avaliar a implantação do sistema de metronização nas linhas de transporte coletivo de Aparecida de Goiânia | Foto: Imagem resgistrada pela PMA

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, vai solicitar um estudo técnico para avaliar a implantação do sistema de metronização nas linhas de transporte coletivo do município.

Posts Relacionados

TRE-GO autoriza desfiliação de Felipe Cortez do PL sem perda de mandato

AparecidaPrev contrata empresa potiguar por até R$ 90 mil para viagens

Vereadores de AP e lideranças políticas participam do aniversário de Professor Alcides

A iniciativa tem como objetivo modernizar o serviço e ampliar a integração com Goiânia, oferecendo mais agilidade e regularidade nas viagens.

O tema foi debatido durante reunião com o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, na 5ª feira (23), quando as duas gestões também definiram ações conjuntas para melhorar a mobilidade e os serviços públicos nas avenidas que conectam as duas cidades.

O estudo vai seguir o modelo já testado em Goiânia, onde a metronização vem apresentando resultados positivos.

O que é a metronização

A metronização é um sistema que utiliza tecnologia, sensores e inteligência artificial para dar prioridade aos ônibus nos semáforos e cruzamentos.

Com isso, os veículos ganham fluidez e reduzem o tempo de viagem, aproximando o desempenho do transporte por ônibus ao de trens e metrôs, conhecidos pela regularidade e velocidade.

Em Goiânia, onde o modelo já está em fase de implantação, a velocidade média dos ônibus aumentou de 16 km/h para mais de 21 km/h, um ganho de cerca de 30%.

O número de paradas em semáforos caiu de quatro para uma, e no trecho do BRT Norte-Sul, o tempo de viagem foi reduzido pela metade — de 18 para 9 minutos, segundo dados da prefeitura.

A metronização é um sistema que utiliza tecnologia, sensores e inteligência artificial para dar prioridade aos ônibus nos semáforos e cruzamentos
A metronização utiliza tecnologia, sensores e inteligência artificial para dar prioridade aos ônibus nos semáforos e cruzamentos | Foto: Imagem registrada pela Agência Cora

Integração entre as cidades

Com o estudo, Aparecida busca alinhamento técnico com a capital para que a metronização seja implementada de forma integrada, beneficiando os usuários que circulam diariamente entre os dois municípios.

A expectativa é que o projeto contribua para reduzir atrasos, melhorar a pontualidade e aumentar a satisfação dos passageiros do transporte coletivo na região metropolitana.

Avenidas

Em Aparecida, as vias com maior fluxo do transporte coletivo são as Avenidas Rio Verde , que conectam os terminais Cruzeiro e Garavelo, e São João, importante para as linhas que saem e chegam ao Terminal Veiga Jardim.


Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?

Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!

ANÚNCIO

**Mande uma mensagem para o **WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.

É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.

CompartilharTweetEnviado
Post Anterior

Lula diz esperar fim das tarifas dos EUA ao Brasil “em poucos dias”

Próximo Post

Mercado revisa para baixo expectativa de inflação em 2025

Próximo Post
Mercado revisa para baixo expectativa de inflação em 2025

Mercado revisa para baixo expectativa de inflação em 2025

Felipe Cortez no plenário da Câmara de Aparecida nesta 3ª feira (10) | Foto: Divulgação

TRE-GO autoriza desfiliação de Felipe Cortez do PL sem perda de mandato

Discussão sobre isso post

Mais Vistas

  • Washington | Foto: Flumiense

    Ex-jogador Washington ‘Coração Valente’ vai disputar vaga de deputado pelo DF

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Vereadores de AP e lideranças políticas participam do aniversário de Professor Alcides

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Opinião na Era do Compartilhamento: um caminho sem volta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Destaque do Vila na Série C está perto de acertar com o Goiás

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Política do cão e gato – Jogo Limpo com Rodrigo Czepak

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
Folha Z

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .

Sobre

  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie
  • Termos de Uso
  • Política de privacidade

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Opinião
  • Política
  • Contato
  • Expediente

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .