SAF bem “adiantada” pode evitar que Aparecidense “feche as portas”

Dayrel GodinhoPolítica31, outubro, 2025

SAF bem “adiantada” pode evitar que Aparecidense “feche as portas”
SAF bem “adiantada” pode evitar que Aparecidense “feche as portas” | Foto: Reprodução PA

Para não “fechar as portas”, a Aparecidense aposta em uma SAF, conforme tem assegurado o presidente, Wilson Passarinho.

O time de Aparecida de Goiânia, que há alguns anos foi considerado a 3ª força do futebol goiano, enfrenta uma crise financeira.

Sem recursos da Prefeitura da cidade — que alega enfrentar “déficit financeiro” herdado da “gestão anterior” — a diretoria do Camaleão busca alternativas para quitar dívidas, inclusive com atletas e funcionários.

“Alguns estão há quatro meses sem receber”, aponta uma fonte.

“Ou viramos SAF ou fechamos as portas”, disparou o presidente.

Passarinho afirmou que conversou com o prefeito de Aparecida, Leandro Vilela (MDB), que disse não ter condições financeiras de ajudar o time no momento.

“Ficou de ver alguma coisa para dezembro, mas não é certeza. Talvez através de alguma empresa”, resumiu Passarinho sobre a conversa com o gestor municipal.

SAF bem “adiantada” pode evitar que Aparecidense “feche as portas”

Aparecidense , segundo o presidente, enfrenta dificuldades financeiras | Foto: Arquivo Folha Z

SAF

À Folha Z, nesta 6ª feira (31), Passarinho evitou dar detalhes sobre a SAF.
Limitou-se a adiantar que a parte burocrática está bem encaminhada.

“A documentação está praticamente pronta”, apontou.

Nas próximas semanas, a negociação deve avançar, e o anúncio oficial possivelmente será feito ainda neste ano.

Os investidores são de um banco digital de Minas Gerais.

SAF

A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um modelo empresarial criado no Brasil para profissionalizar e modernizar a gestão dos clubes de futebol.

A SAF transforma o clube em uma empresa com fins lucrativos, com CNPJ próprio, acionistas e gestão corporativa — semelhante a qualquer sociedade anônima.

Nesse modelo, ocorre a separação da gestão esportiva da financeira, com o objetivo de tornar o futebol mais sustentável, transparente e atrativo para investidores.

SAF bem “adiantada” pode evitar que Aparecidense “feche as portas”

Aparecidense representa a cidade em competições regionais e nacionais | Foto: Wigor Vieira /arquivo

Temporada 2026

Mesmo diante da expectativa pelo novo modelo, a temporada 2026 não será fácil financeiramente para a Aparecidense.

“Pode ser ainda pior”, avaliou Passarinho, destacando que a efetivação da negociação requer tempo.

Em 2025, o que ajudou financeiramente foram as premiações da Copa do Brasil.

A Cidinha, como é carinhosamente chamada, chegou à 3ª fase e recebeu cerca de R$ 4,1 milhões.

O elenco profissional foi destituído após o último jogo oficial contra o Goiatuba, em 23 de agosto, quando perdeu por 2 a 0, nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro 2025.

A preparação do time para a disputa do Goianão 2026 vai atrasar, começando, segundo Passarinho, no início de dezembro.

O presidente revelou ainda que enfrentará dificuldades para contratar jogadores.

“Muitos já assinaram contrato, vamos ficar com o que sobrou”, disse.

SAF bem “adiantada” pode evitar que Aparecidense “feche as portas”

Aparecidense conquistou o Campeonato Brasileiro Série D em 2021 | Foto: Claudivino Antunes/arquivo


Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?

Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!

**Mande uma mensagem para o **WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.

É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.

Selecione-o e pressione Ctrl + Enter.

Deixe um comentário

Carregando Próxima Matéria...
Siga-nos
Popular
Carregando

Entrando em 3 segundos...

Cadastrando em 3 segundos...

Todos os campos são obrigatórios.