
A Prefeitura de Goiânia vai recorrer da decisão judicial que declarou inconstitucional a legislação da Taxa de Limpeza Pública (TLP).
O prefeito Sandro Mabel anunciou a medida nesta 5ª feira (15) em evento na Fecomercio-GO para tentar manter o desconto de 75% e a isenção concedida a quase 100 mil famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Segundo Mabel, sem o desconto, os contribuintes que pagam um quarto do valor integral poderão passar a pagar quatro vezes mais do que pagam atualmente.
A taxa foi instituída por lei municipal aprovada em dezembro de 2024, antes de Mabel assumir a Prefeitura.
Ao iniciar a gestão, o prefeito reduziu o custo da cobrança, com desconto de 75% e isenção para quase 100 mil famílias em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico.
A ação que questiona a legislação foi apresentada pela vereadora Aava Santiago (PSB).
A Procuradoria-Geral do Município (PGM) aguarda a publicação do acórdão pelo Tribunal de Justiça de Goiás para apresentar o recurso.
De acordo com a Prefeitura, os recursos da TLP ajudam a custear a coleta e o manejo de resíduos sólidos em Goiânia.
O município pretende manter o modelo de cobrança enquanto busca reverter a decisão judicial.
Leia também: Gayer não pretende fazer oposição a Vilela, mesmo se Wilder mantiver confronto






