Quantos pincéis você precisa ter para se maquiar? Praticamente nenhum, já que uma grande marca de cosméticos divulga tutoriais utilizando apenas os dedos. Porém, para aumentar a qualidade da maquiagem, você fatalmente terá de aprender a lidar com essas “ferramentas”.
Por isso, convidei Raquel Urbaneja, do blog Pink Básico, para o desafio de produzir um make de outono-inverno, que pode migrar do “dia para a noite” e que todas nós, mortais, possamos fazer e desenvolver com talento e habilidade.
Passo a passo
Primeiro, limpe o rosto. O tônico é um reforço para retirar as sujidades escondidas. O primer entra em seguida para manter a pele impecável o dia todo. Raquel usou um primer em todo o rosto e depois uma base efeito matte com esponja, um método prático de aplicação.
Entra em cena o pó compacto, aliado para controlar o brilho do rosto e fazer que o make dure mais. Mas cuidado redobrado para não ficar com o aspecto carregado. Por isso, use um pincel de cerdas maiores, redondo, e faça movimentos leves. Os compactos, de cabo pequeno, facilitam a aplicação do produto no pescoço e colo. Raquel também passou pó nos lábios, pois ele ajuda na fixação do batom.
Para o blush, o pincel da vez é o de cerdas arredondadas ou chanfrado, mais indicado para marcar as maçãs do rosto. Raquel dá a dica: “Lembre-se de sempre passar o pincel na direção vertical”. Ela escolheu um tom rosado, mas os tons terracota ainda estão com tudo nessa temporada.
Sobrancelhas
Nas sobrancelhas, é preciso preencher as falhas com sombra opaca marrom com a ajuda de um pincel fino. Para levantar o olhar, passe uma sombra branca logo abaixo da sobrancelha. Use pincéis de cerdas achatadas e de espuma para sombras, sendo o último indicado para aplicar aquelas com glitter.
A primeira coisa é fazer uma “base” em toda a pálpebra móvel, seguindo os tons de marrom, para dar profundidade. Raquel optou por uma sombra cobre, mais adequada para o dia a dia. Por ser uma sombra neutra, dá segurança, é clássica e combina com qualquer make. Passe na parte inferior dos olhos também e esfume com um pincel de cerdas sintéticas, para obter um aspecto natural ou use um lápis marrom bem rente à linha d’água.
Finalizando
Para dar um clima cool, Raquel ousou na escolha do roxo no canto externo dos olhos. Com um pincel de cerdas fofinhas e formato oval, deixe a combinação homogênea ao trazer a cor para o centro dos olhos, esfumando bastante.
Usar uma camada leve de rímel é bobagem. Com um pincel para corretivo, de ponta superfina, faça o delineado dos lábios, antes de aplicar o batom. A temporada pede tons fechados, como cereja e burgundy.
Pronto, make finalizado. Agora você estará pronta para refletir a sua beleza interior em seu exterior.
(BOX) Como limpar seus pincéis
Basta lavá-los com shampoo neutro. Seque com papel toalha e nunca guarde os pincéis sem que as cerdas estejam completamente secas. A lavagem pode ser feita a cada 15 dias.
Discussão sobre isso post