O Zezão, como é conhecido o Colégio Estadual Deputado José de Assis, do Jardim América, está completamente abandonado pelo poder público. Além de salas de aula sucateadas, o campo onde os alunos praticam educação física é um chão de terra improvisado.
Mas não é só isso. Os banheiros estão em estado lastimável, tanto que os alunos, desde 2010, utilizam o sanitário dos funcionários. Neste ano não haverá mais aulas noturnas, um dos cortes do governo estadual.
Sucesso
Apesar de todas as dificuldades, o Zezão também conseguiu conquistas. A nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) subiu de 3,3 para 4,7. Já no Índice de Desenvolvimento da Educação Goiana (Idego), as notas foram de 2,9 para 3,3.
A diretora do colégio, Eurípea Basílio, ressalta que mesmo com toda a dificuldade eles fazem o possível para melhorar a qualidade do ensino. A Associação de Moradores do Jardim América afirmou que caso o governo não tome providências nos próximos 15 dias irá acionar o Ministério Público.
Opinião
O Folha Z vai seguir cobrando dos responsáveis quanto à entrega das reformas no colégio e também do poder público, que deveria cuidar melhor da educação dos jovens. Tudo porque o jornal acredita que a escola de boa qualidade é a melhor estratégia para combater o crime e vários outros problemas sociais.
Discussão sobre isso post