Diretor do Procon Goiânia alerta que consumidores devem denunciar essa prática para que os órgãos de defesa possam atuar
Já chegou à boca do caixa no banco depois de pegar uma fila enorme apenas para ouvir do atendente que o serviço deveria ser feito através da internet ou no caixa eletrônico? Então saiba que as agências não são autorizadas a agir assim e, da próxima vez, pode reclamar no órgão de proteção ao consumidor (Procon).
Quem faz o alerta é o diretor do Procon Goiânia, Miguel Tiago, que cita a resolução 3.694 do Banco Central: “É vedado às instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil recusar ou dificultar, aos clientes e usuários de seus produtos e serviços, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico”.
Denúncias
Mas, ainda assim, essa é uma reclamação frequente de clientes de bancos. A diarista Elielda Maciel denuncia que um atendente já se negou a receber o pagamento de um boleto seu na boca do caixa. “O problema não é só entrar na fila à toa. Às vezes, a pessoa prefere pagar na agência porque não tem facilidade para usar os serviços online”, desabafou.
Caso o consumidor enfrente problemas semelhantes, o diretor do órgão de proteção ao consumidor explicou que a ação recomendada é acionar o Procon, Banco Central do Brasil ou Polícia Militar. “Poucos consumidores registram reclamações e só isso pode ajudar a combater a prática ruim”, disse.
Asban
Segundo o vice-presidente de relacionamento institucional da Associação de Bancos nos Estados de Goiás, Tocantins e Maranhão (Asban), Mário Queiroz, a recomendação geral das instituições bancárias é de que seus funcionários e representantes orientem os usuários a utilizarem os canais alternativos de atendimento, “no caso das agências bancárias, os caixas automáticos”.
O vice-presidente também recomenda que o cliente que se sentir prejudicado deve contatar com a ouvidoria de própria instituição. Não encontrando solução adequada, pode contatar o próprio Banco Central do Brasil.
Ranking
O atendimento em agências bancárias é um dos serviços que mais contrariam o consumidor goiano. De acordo com relatório do Procon, os serviços financeiros aparecem em quarto lugar entre os assuntos mais reclamados em Goiás. Os bancos aparecem atrás somente de telefonia, informática e televisão.
Já no relatório que contabiliza todas as reclamações feitas ao Procon em março deste ano, em primeiro lugar apareceu a Caixa Econômica Federal, com 46 queixas, ou 10,22%. De 50 pessoas jurídicas presentes no ranking, 9 delas são instituições financeiras.
Discussão sobre isso post