O empresário dono da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, afirmou a procuradores da Operação Lava Jato, que investigam o esquema de corrupção na Petrobras, que doou R$ 7,5 milhões à campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).
Segundo o empresário, ele fez a doação por temer prejuízos em seus negócios na estatal. Pessoa declarou que a contribuição foi tratada diretamente com o tesoureiro da campanha da presidente, Edinho Silva, atual ministro de Comunicação Social.
Segundo os registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as doações, feitas duas em agosto e outra em outubro de 2014, dias antes do segundo turno da eleição, foram legais.
Delação premiada e caixa dois
O empresário, que foi preso em novembro e hoje está em regime de prisão domiciliar, negocia com o Ministério Público Federal (MPF) um acordo para colaborar com as investigações em troca de redução da pena.
Caso Ricardo Pessoa feche acordo de delação premiada, ele terá então que fornecer provas e detalhar suas denúncias em depoimentos ao Ministério Público e à Polícia Federal.
O empresário também afirmou que fez contribuições para a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Segundo Pessoa, ele doou R$ 2,4 milhões à campanha do petista, via caixa dois.
Discussão sobre isso post