Ao longo de décadas, a barbearia do Ruimar Ferreira se tornou referência em cortes de cabelo das figuras mais famosas do Estado e até do País (Por Marco Faleiro)
A habilidade com as lâminas e tesouras corre nas veias de Ruimar Ferreira.
O cabeleireiro das celebridades, como é conhecido por muitos, trabalha desde a juventude na Barbearia New Star, fundada pelo seu pai em 1975.
Ao longo dessas décadas, acumulou muito prestígio, além de histórias.
Trata-se aqui do barbeiro preferido das autoridades políticas goianas.
Segundo o próprio Ruimar, ele foi o responsável pela mudança de visual do ex-prefeito de Aparecida Maguito Vilela (PMDB) quando este foi eleito governador de Goiás em 1994.
“Ele tinha um estilo muito sério, pouco simpático para o cargo”, brincou.
Mas as cadeiras da barbearia são apartidárias: o finado ex-prefeito Paulo Garcia (PT), o governador Marconi Perillo (PSDB) e o deputado federal Jovair Arantes (PTB) já passaram por elas.
Política
Devido a essa interessante clientela, o profissional experiente não nega que muitos o procurem buscando interseções junto às autoridades.
Mas a resposta é sempre negativa.
“Não incomodo os políticos com essas coisas particulares, por isso mesmo eles preferem o meu atendimento”, disse.
Para ele, esse é o diferencial. Tem conversa sobre política com os figurões, sim, mas como velhos amigos, não negociadores.
Outro inveterado cliente do Barbearia New Star, com sua decoração retrô e até biblioteca, é Iris Rezende (PMDB).
É só falar do atual prefeito de Goiânia e Ruimar já destaca que a visita dele é uma das mais alegres de todas: “Ele desce do carro, anda pela Tamandaré (praça onde se situa a barbearia) e o povo fica todo contagiado”.
E é por isso que o barbeiro, com toda sua experiência política, já previa a candidatura de Iris à prefeitura de Goiânia em 2016. “Saúde e animação não faltam”, comentou.
Segundo Rodrigo Czepak, um dos principais nomes do jornalismo goiano, Ruimar é confidente de Iris, amigo de todas as horas.
“Sempre corta o cabelo de Iris no apartamento e foi o primeiro a incentivar as famosas luzes invertidas. Quando Iris foi reeleito à prefeitura em 2008, sua primeira agenda foi visitar Ruimar no salão”, destacou.
Personalidades
Quem poderia responder definitivamente à polêmica do melhor jogador de futebol da história?
Ruimar ajeitou as madeixas de Pelé e Maradona, é verdade, mas o esporte está longe de ser definido no estilo.
Se o assunto for Presidência da República, Ruimar já cortou os cabelos de José Sarney (PMDB), de quem recebeu até carta de agradecimento pelo serviço.
A lista segue sem parecer ter fim e o barbeiro nem se cansa do relato, narrado ao lado da bela cadeira de barbear da marca Ferrante, relíquia da época em que seu pai fundou o negócio.
Neste cantinho de memória, que tem fotos, coleções e mais de 500 livros da sua Biblioteca Ursulino Leão (em homenagem ao amigo escritor), Ruimar relembrou das vezes em que atendeu Galvão Bueno e até mesmo Professor Pasquale. Parece inventado? Pois não é.
Segredo revelado
“Essa é a primeira vez que conto isso, já que não tenho fotografia pra comprovar, mas atendi Chacrinha na década de 80”, contou de forma exclusiva ao Folha Z o homem simpático que anda sempre com um relógio especial no pulso.
A peça tem uma pequena tesoura no lugar dos ponteiros e faz alusão ao ofício que se tornou mais do que uma paixão para Ruimar.
Segundo ele, o salão pode ficar de herança para o neto, que, naquele mesmo instante, passava por nós. Perguntado se gostaria de ser barbeiro, o menino ri e diz “ah, não sei, talvez”, para a alegria do famoso avô.
Discussão sobre isso post