O curso de Tecnólogo em Segurança Publica do Centro Universitário Alfredo Nasser realizou entre os dias 19 e 23 de abril a 1ª Semana de palestras sobre Segurança Pública.
A pandemia de covid-19 exigiu mudanças de toda a sociedade, não excluindo a Educação, que teve de se readaptar diante da nova realidade.
Desta forma, a coordenação do curso promoveu o evento de forma remota.
Participaram cerca de 600 acadêmicos, entre os quais, estudantes de Segurança Pública, Direito e professores da Unifan, além do público externo.
As palestras foram proferidas pelo Major Alexandre Barcelos da Academia da Policia Militar, Capitão Diogo Moura, Regimento de Policia Montada; O Perito Criminal Ricardo Matos e o Papiloscopista Antonio Maciel Filho que abordaram sobre a historia, evolução e atuação da Policia no Brasil e no mundo, Procedimentos e Rotina do Regimento Montado da PMGO e a Papiloscopia como forma de prova delitiva.
No encerramento da programação o Pró-Reitor Acadêmico da Unifan, Professor Pós Doutor Carlos Alberto Vicchiatti agradeceu a coordenação do Curso e toda a equipe gestora do evento, bem como os acadêmicos participantes, ressaltando a relevância do debate técnico e cientifico sobre Segurança Pública vez que contribui para a formação dos futuros profissionais e por também ser um direito e responsabilidade de todo cidadão.
O curso de Segurança Pública é oferecido pelo Centro Universitário Alfredo Nasser em grau tecnológico.
Nesta graduação, o aluno aprende principalmente a administrar riscos e conflitos de forma a promover a paz, respeitando os Direitos Humanos.
Para isso, estuda disciplinas teóricas, como Direito, Sociologia e Filosofia, e tem também atividades mais técnicas, como Negociação, Gerenciamento de Crises e Inteligência Aplicada.
O profissional de Segurança Pública pode trabalhar com política, investigação, gestão, planejamento e técnicas operacionais.
Em seu cotidiano, lida com situações complexas, riscos e incertezas. Para exercer sua função, é fundamental conhecer e respeitar princípios de Cidadania e Direitos Humanos.
Conforme explica o coordenador do curso, professor Mauro Sales de Araújo, quem se forma em Segurança Pública pode atuar em diferentes órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
O profissional de Segurança Pública também encontra oportunidades de trabalho na área de pesquisa e no setor privado, integrando equipes multidisciplinares que dialogam com o poder público em projetos de segurança, ou mesmo como consultor independente.
Professor da Unifan vira capa de revista internacional com dissertação
Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post