O PSDB pode passar a ter mais dois deputados na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Tudo porque dois nomes fortes de outros partidos são cotados para passar para o lado tucano.
Um deles é o próprio presidente da Casa, Hélio de Sousa (DEM), e o outro é Talles Barreto (PTB). Eles seguiriam os passos de outro político que já é peessedebista depois de assinar sua ficha de filiação há poucos dias, Francisco Oliveira (PHS).
As trocas de partido não influenciariam no jogo político da Alego, , já que os nomes envolvidos já compõem a base aliada do governador Marconi Perillo (PSDB). Mas, simbolicamente, o PSDB expande sua força na política goiana.
Troca-troca
Para trocar de partido, os deputados e outros políticos aproveitam o período da janela partidária, que permite que vereadores, deputados estaduais e federais a mudem de partido sem perder o cargo público.
A desfiliação de Helio de Sousa envolveria um desgaste entre ele e o senador Ronaldo Caiado, que se desentenderam depois que o Democratas e o próprio senador apoiaram a candidatura de Iris Rezende (PMDB) ao governo.
LEIA MAIS: Empresário Thialu comemora aniversário ao lado de amigos ilustres
De acordo com colegas da Casa, a ação de Francisco Oliveira visaria a conquista da presidência da Alego ou a liderança do governo.
Já a filiação de Talles Barreto ao tucanato ainda não passa de bastidores. Ele afirmou ainda estar conversando com o deputado federal e presidente regional do PTB, Jovair Arantes.
Discussão sobre isso post