Um açougue, localizado no Jardim Liberdade, em Goiânia, foi autuado e teve cerca de 900 quilos de carne apreendidos na quinta-feira (28), pela Vigilância Sanitária.
A vistoria, apreensão e autuação do estabelecimento ocorreram após denúncia de uma família que passou mal depois de consumir espetinhos no local.
Segundo a coordenadora de fiscalização de alimentos da Vigilância Sanitária, Tânia Maria Souza, já é comum em Goiânia a existência de açougues que fazem trabalho de transformação de carnes.
“Muitos estão indo para esse ramo de transformação, produzindo, por exemplo, linguiças e espetinhos”, afirma.
LEIA MAIS: Noiva tem carro roubado minutos antes de entrar na igreja
Prazo de cinco dias
Apesar da apreensão dos alimentos e da autuação do local, o estabelecimento não foi, imediatamente, interditado. “Nós demos um prazo de cinco dias para que o açougue possa fazer as adequações sanitárias necessárias ao funcionamento, mas mesmo assim ele foi proibido de fazer manipulação e transformação de alimentos dessa maneira”, explica Tânia. Apenas a desossa e a venda de carnes está permitida ao açougue.
Após os cinco dias estabelecidos, a Vigilância Sanitária irá retornar ao local e fazer nova vistoria. Caso as melhorias necessárias não tenham sido feitas, o açougue será interditado. A análise do material coletado está em andamento, para procurar possíveis contaminações.
A Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental alerta para os cuidados com a manipulação de alimentos, desde a higiene, armazenamento, cozimento correto e procedência. “É importante que se siga todas as recomendações para que não ocorra casos de contaminações e irregularidades”, afirma Tânia.
Discussão sobre isso post