De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), cada cidade brasileira com mais de 100 mil habitantes tem em torno de 180 bares e restaurantes e o ramo emprega mais de seis milhões de pessoas. Com tanta competição, a dica é mesmo prestar atenção aos detalhes e oferecer ao cliente algum diferencial.
Como 35% dos restaurantes não sobrevivem a um ano de funcionamento, segundo a Abrasel, o planejamento está no centro de qualquer empreendimento de sucesso.
Para ajudar nessa empreitada, o Folha Z investigou e chegou a algumas dicas interessantes para auxiliar os pequenos empresários a aumentarem o faturamento dos seus restaurantes.
1. Defina bem seu público-alvo
O repórter e especialista em marketing digital Guilherme Coelho dá a dica de que ter um público-alvo bem definido auxilia na hora de traçar todas as ações da empresa. Isso é comum a qualquer tipo de negócio, mas é ainda mais essencial na alimentação. As cores, a decoração, o ambiente e o cardápio vão influenciar bastante no perfil da clientela que será atingida pelo restaurante.
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2. Não relaxe com a limpeza e a higiene
Nas últimas semanas, o Procon Goiânia tem agido para combater práticas ruins de higiene. E mãos sempre limpas são algo muito importante. Porém, não são a única prevenção que se deve tomar.
Uniformes e utensílios de cozinha, além daqueles em que será servida a comida, também devem estar bem lavados. Por isso, os produtos de limpeza devem ser item destacado nas listas de compras.
3. Faça entregas, elas expandem o seu número de vendas
Para restaurantes, o delivery acaba se tornando alternativa para aumentar o faturamento em meio à crise. Mas alguns passos são necessários nessa empreitada.
Defina bem o raio em que as entregas serão feitas, faça cadastros completos e organizados dos clientes, oriente seus bons entregadores e tome cuidado redobrado com embalagens e produtos para que a comida não perca o bom sabor durante a viagem.
4. Invista em anúncios online
Cada vez mais pessoas vivem com o celular conectado o tempo todo. E, nesse cenário, é indispensável que seu negócio esteja ativo online. Anunciar nas redes ou em um jornal online é uma das melhores maneiras de sua marca ser vista, já que as as divulgações ajudam a selecionar o público exato que será impactado pela publicidade.
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5. Ofereça conforto ao cliente
Ninguém gosta de ir a um restaurante mal cuidado, especialmente se tratando do banheiro do estabelecimento. Por isso, é importante oferecer toda a condição para que seu cliente o máximo de conforto durante a estadia no local. Sabonete líquido e papel para enxugar as mãos (nem é preciso falar do papel higiênico) nunca podem faltar. Álcool em gel e fio dental são algo a mais.
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