Em que pese a forte emoção pela despedida no circuito de Interlagos (SP), a carreira do piloto Felipe Massa na Fórmula Um pode ser definida numa única palavra: frustrante. Algo que seus inúmeros amigos na categoria, entre eles Galvão Bueno e Reginaldo Leme, jamais irão admitir. Massa teve carro e aparato técnico para ir muito mais além, entretanto lhe faltaram a capacidade e a ousadia dos pilotos diferenciados, dos grandes campeões. Por isso restaram outros adjetivos ao brasileiro: cordial, companheiro e amigo de todos. Nenhuma referência contundente ao que Felipe Massa representou nas pistas. Chamá-lo de limitado não é uma ofensa, apenas uma constatação da sua fraqueza em momentos decisivos.
Na Fórmula Um não se pede licença para ultrapassar. É impossível conciliar a vontade de vencer com a boa educação. Fittipaldi, Schumacher, Senna, Prost, Piquet, Vettel e Hamilton, pra citar alguns exemplos, já tiveram dezenas de motivos para se envergonhar de suas atitudes nas pistas. Ignoraram regras em nome do “sangue nos olhos” pela vitória, pela conquista de títulos. Enquanto isso, o único sangue nos olhos de Felipe Massa foi causado por uma peça que lhe acertou a cabeça. Questão de estilo, de atitude e de temperamento.
LEIA MAIS: Goiás pode ter novo fornecedor de material esportivo
Quem nasce com a vocação para piloto de testes jamais atinge o patamar de um vencedor, mesmo contando com o empurrão de um supercarro como a Ferrari nos bons tempos. O torcedor brasileiro cansou de esperar uma manobra apenas que sepultasse a submissão de Massa em relação a Schumacher. Como ela não veio, ficou o sentimento de frustração.
Consolo para Felipe Massa: o esporte não é feito só de vencedores. Verdade absoluta. Também Rubens Barrichello esteve perto de conquista expressiva pela Ferrari e naufragou. Resumindo: o insucesso na Fórmula Um não impede Massa de encontrar a felicidade em outra categoria, quem sabe a Stock Car. Faria uma excelente parceria com Barrichello. Dois pilotos supercompanheiros, bons moços, mas sem o sangue nos olhos dos grandes campeões.
Discussão sobre isso post