Matéria apresentada pelo vereador Alysson Lima (PRB) na Câmara Municipal de Goiânia na manhã desta terça-feira, 21, determina tempo máximo para que passageiros esperem pelos ônibus do transporte coletivo da Região Metropolitana.
De acordo com a proposta, os passageiros deverão esperar no máximo 20 minutos em dias normais para que os ônibus parem no ponto em que se encontrarem. Nos finais de semana e feriados, o tempo máximo será de 30 minutos e, em dias de tempo adverso, com fortes chuvas e alagamentos, o passageiro vai esperar até 40 minutos.
A ideia do parlamentar é de que a comprovação dos horários seja fornecida pelo Serviço de Informação Metropolitano (SIM) e pelo sistema de “Olho no Ônibus” oferecido pela RMTC (Rede Metropolitana de Transporte Coletivo).
LEIA MAIS: Segurança agride grávida em UPA de Luziânia. Ela teme perder o filho
Justificativa
Alysson justificou que “esse serviço essencial é considerado ruim e ineficiente com passagens cara, falta de ônibus nos terminais e falta de períodos de tempo razoáveis, ocasionando longas filas para o embarque”. O vereador ainda adicionou que, além disso, os usuários enfrentam “espera exacerbada, veículos lotados em horários de pico, fatores de grande angústia no dia a dia do cidadão”.
Também afirmou que “com a fixação do tempo de espera, os usuários poderão se programar melhor pois os veículos vão transitar em suas linhas de maneira regular, além de criar uma integração entre o prestador do serviço e o cidadão”. (Com informações de Quezia Alcantara, da Assessoria de Comunicação da Câmara.)
Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter
Discussão sobre isso post